Translate

O excesso de sal pode causar várias doenças

Olá meninos e meninas!

O post de hoje é para falar sobre o efeito do excesso de sal na nossa saúde, pois é estou na vibe de cuidar melhor do corpo, porque vamos combinar um corpo doente atrapalha tudo na nossa vida. Precisamos cuidar da estética, mas se por dentro não estiver bem, por fora também não vai estar, e aí não vai resolver usar 500 produtos de beleza, então vamos ao que interessa.

Você sabia que o excesso de sal pode causar várias doenças?

A Organização Mundial da Saúde, na Diretriz: ingestão de sódio para adultos e crianças, de 2012 recomenda para os adultos o consumo de < 2 g de sódio por dia, ou seja, 5g de sal por dia, com o objetivo de reduzir a pressão arterial, risco de doença cardiovascular (DCV), acidente vascular encefálico (AVE) e a síndrome coronariana aguda (SCA).
sal-de-cozinha (1)

O excesso de sal pode causar doenças como:

  • Hipertensão, 
  • Cálculo renal, 
  • Nódulos e mau funcionamento da tireoide. 
  • Osteoporose
  • Câncer de estômago
  • Pedras nos rins
  • Dor de cabeça
  • Inchaço
  • Ganho de peso
  • Retenção de líquido
  • AVC
Assim, independente do tipo escolhido, é unânime a recomendação de diminuir ao máximo o seu consumo e evitar temperos prontos de marcas comercias que possuem realçadores de sabor e outros aditivos prejudiciais à saúde. Substitua por temperos como alho, cebola, salsinha, cebolinha, coentro, manjericão e hortelã, que, além de sabor, fornecem nutrientes. 

Receitas saudáveis sem uso de sal

É recomendado que se  cozinhe no vapor para preservar o sabor dos alimentos e diminuir a necessidade de sal. Então vamos a uma receita bem in natura deliciosa e sem sal,  dê preferência aos temperos frescos.
ervas-aromáticas(1)

Molho para saladas
Ingredientes:
  • Orégano
  • Tomilho
  • Salsinha
  • Cebolinha
  • Cominho
  • Noz-moscada
  • Gengibre

Modo de preparar:
Junte todos os ingredientes e deixe curtir no azeite por três dias e utilize em saladas. 

E como estou boazinha hoje (risos) vou passar mais duas receitinhas para que você possa reduzir o consumo de sal, e ter uma vida mais saudável no presente e no futuro.
ervas-aromáticas-2(1)

Sal de ervas (receita 1)
Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de alecrim
  • 1 colher (sopa) de salsinha desidratada
  • 1 colher (sopa) de manjericão
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • ½ xícara (chá) de sal refinado ou sal light

Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mix bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro com tampa.
ervas-aromáticas(1)

Sal de ervas (receita 2)
Ingredientes:
1 colher (sopa) de sal
3 colheres de louro
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 colher (sopa) de manjericão desidratado
1 colher (sopa) de alecrim desidratado
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e armazene o sal em um recipiente com tampa.
beijos
É muito provável que eu leia alguns comentários do tipo: "Ah, eu não preciso cuidar disso ainda", bom, a minha resposta é: "Tudo bem, a vida é sua, mas saiba que tudo aquilo que você faz com seu corpo, se não refletir no seu presente, vai refletir no seu futuro".

E eu te pergunto, o que você prefere no seu futuro, levar uma bolsa cheia de makes ou cheia de remédios?  Claro que a decisão de se cuidar é sua, eu aqui passo apenas dicas. Mas se você ainda acha que não precisa se cuidar, repasse as pessoas que estão nessa fase, pode ajudá-las!

Como você usa o sal na sua vida, pouco ou em excesso? Comente, de sua opinião, deixe sua dica, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve ...
Beijos, Minda!
masso-vita

Comentários

  1. Oi Minda! Que ótimo post! Eu quase não uso sal. Gostei muito destas receitas e fiquei bem curiosa!Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, bt!
    Eu não gosto muito de ervas, mas ando precisando maneirar no sal. Vou levar as 2 receitinhas p/experimentar!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Comida sem sal não tem grassa, mas realmente temos que maneirar um pouco né, até porque saúde em primeiro lugar!

    Já estou SEGUINDO teu blog flor!

    Convido você e todas as suas leitoras para conhecerem meu cantinho,
    e se gostarem seguirem, retribuo a todos ^_^
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Minda excelente o seu post falando desse assunto, o sal em excesso faz muito mal, temos que nos cuidar desde cedo, há pessoas que passa a vida toda comendo muito sal nos alimentos, e só vai se preocupar quando chegar a idade ou quando começa a se sentir mal, e isso é um erro. Podemos comer alimentos com pouco sal sem perder osabor do sal, basta temos um pouco de cuidado, eu uso pouco sal não quero passar mal por causo do sal, Minda bjs.

    ResponderExcluir
  5. Excelente seu post! Realmente o sal em excesso é prejudicial e infelizmente muitos produtos industrializados vem com excesso de sódio. Precisamos ficar sempre de olho! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Minda.
    Um exelente texto. Realmente o sal faz muito mal. E sua ausencia total também pode matar. Tudo na vida tem que ser equilibrado. Eu optei por usar sal rosa. Um feliz de semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita do sal de ervas, vou fazer! Eu não sabia que até dor de cabeça estava relacionada, mas agora lembrando, toda vez que como alimentos com muito sal/sódio me dá uma dorzinha mesmo! Vou prestar mais atenção! ;)

    ResponderExcluir
  8. Amei a receitinha de ervas. Eu tenho pressão baixa e uso pouco sal.

    ResponderExcluir
  9. Amei o seu post, super informativo. Em geral não costumo usar muito sal, inclusive adorei as receitas <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito bom post.
    Estou evitando comer muito sal, estou cortando açúcar também.
    É dificil porque amo um doce. kkk
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa nós quase eliminamos por completo o sal, e o mais engraçado é nos acostumamos tanto que quando alguem salga um pouco mais eu mesma não consigo comer rsrs
    Também substituo ou diminuo o sal por outros temperos e dá super certo :)

    ResponderExcluir
  12. Oi lindona tudo bem!
    Muito legal esse post,aqui em casa tento sempre usar pouco sal mesmo porque meu marido tem pressão alta ai não dar.adorei essa receitinha de erva parece ser ótima,vou fazer,um beijo.

    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi lindona tudo bem!
    Muito legal esse post,aqui em casa tento sempre usar pouco sal mesmo porque meu marido tem pressão alta ai não dar.adorei essa receitinha de erva parece ser ótima,vou fazer,um beijo.

    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Realmente o sal faz muito mal a saúde e poucas pessoas sabem disso eu não tirei totalmente da minha alimentação mais eu reduzi muito principalmente o sal puro como é utilizado em saladas e posso garantir que não me faz falta nenhuma.
    Parabéns pelo post ficou bem explicativo. Bjos ❤

    ResponderExcluir
  15. Excesso de sal é horrível, minha mãe tem hipertensão por conta do sal e o médico recomendou ela cortar ele literalmente da alimentação então agora eu acostumei a comer sem sal. O maior problema que encontro são os fast foods que infelizmente são carregados e né, nessa correria do dia a dia fica difícil comer de forma saudável, até a Subway, de lanches mais naturebas, é carregado de sal. Fica difícil mas não impossível. Adorei o post e é mega de utilidade pública. Beijão. ♥

    ResponderExcluir
  16. O sal é muito perigoso, antes eu exagerava
    agora eu diminui bastante
    amei as receitas
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Minda, tudo bem?

    Adorei o seu post, é um aqueles que é essencial para todas as pessoas. Eu já sabia do quanto o sal faz mal para a saúde, inclusive tenho vários familiares que já foram acomentidos com doenças por causa do excesso do sal. Infelizmente, eu tenho o mal hábito de usar muito sal na comida, mas estou tentand o me livrar disso aos poucos. Adorei as misturas de ervas que você fez!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Esse post foi tipo um tapa na minha cara, afinal eu adoro um sal e vivo pesando a mão na hora de usar o dito cujo. Mas estou tentando diminuir a quantidade, afinal faz um mal horroroso! Parabéns pelo post e pelo alerta!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  19. Lindias eu não sabia disso,eu gosto de sentir o sal mas não muito salgado!
    Deixa eu te contar quando eu tinha indo 7 anos eu dava uma crise de risos com um 1kg de sal na mão kkkk sério mesmo
    Amei o seu post,vou voltar mas vezes aqui.

    ResponderExcluir
  20. Eu uso pouco sal faz tempo, queria usar o do himalaia, mas é caro rsrs! Então aqui em casa é sal marinho( não compramos refinado) e pouco, pouco. Temos que nos cuidar o máximo possível, pois é melhor prevenir do que remediar sempre!

    ResponderExcluir
  21. Estou tentando tirar o sal, mas olha... é mto difícil :/

    ResponderExcluir
  22. Minda, acredito que não sou do tipo que exagera no uso do sal, tanto que um pouquinho mais já me causa desconforte e uma sede infernal. São tantos os riscos causados pelo uso excessivo que realmente temos que ficar alertas e nos educar antes que aconteça algo pior. Muito boa a receita com os temperinhos pra salada e os sais de ervas, podemos improvisar nisso aí neh adaptando ao nosso sabor. Excelente dica e alerta! Parabéns.

    *☆* Sorteio rolando no blog. Participem. *☆*

    ResponderExcluir
  23. Nossa amei essas receitas que voce passou, realmente é muito perigoso sim eu to controlando mais meu nivel de sal ;) Belo post, bjos!

    ResponderExcluir
  24. Grande texto.O consumo excessivo de sal causa hipertensão arterial.Eu uso pouco sal até o meu arros é sem sal, no Japão não colocar sal e eu me acostumei a ele, amei a sua receitinha eu certamente vou fazer.

    ResponderExcluir
  25. Oi Minda!

    Eu não uso muito sal. Exagero nas fritas, apenas.
    Como tenho caso de hipertensão na família procuro me policiar, porque não quero levar uma bolsa cheia de remédio.
    Sobre os males, o da tireóide eu não sabia.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  26. Minha mãe sempre fala isso, e que não faz comida salgada por esse motivo, do sal causar muitas doenças, e a gente aqui em casa fica sempre reclamando, mas o seu texto me fez ver que realmente, é para o nosso bem.

    http://eiilauram.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  27. Gostei do seu post é um alerta muito importante, eu não sou muito adepta ao uso exagerado de sal, na verdade gosto mais da comida com um pouco menos de sal. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Post maravilhoso.
    Isso é verdade tudo quem ser com cautela demais faz mal. Bjs

    ResponderExcluir
  29. O sal é um grande vilão! Eu evito e também não ligo muito!
    Exelente post!
    bjus

    ResponderExcluir
  30. E verdade vi uma reportagem sobre o assunto é muitas pessoas têm ultrapassado está quantidade necessária belo post

    ResponderExcluir
  31. Depois do meu cálculo renal diminui drasticamente o sal aqui em casa, tenho pavor de sal. Uso o mínimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas