Tradutor - Translate

15/12/2016

Cuidados com a pele

Olá meninos e meninas!

O calor já está despontando aqui no sul, e com ele devemos ter alguns cuidados básicos com a nossa pele , afinal a pele é o maior órgão do corpo humano e se renova a cada 27 dias. Ela protege o corpo contra infecções e germes, regula a temperatura corporal e permite sensações como toque, calor e frio. Por isso, é vital mantê-la saudável.

Sempre que falo desse assunto, cuidados com a pele, ouço de algumas pessoas "Eu ainda não preciso disso", sim talvez você por ser jovem pense que ainda não precise disso, mas você não vai ser jovem para sempre certo? 
minda-silva
Então saiba que tudo que você faz na juventude irá refletir na sua fase madura, então se você quer ter uma aparência jovem na maturidade, e isso vale tanto para homens quanto para mulheres, comece a se cuidar desde já, porque depois ... Bom depois você só vai conseguir remediar os prejuízos. Então vamos ao que realmente interessa!

Cuidados com a pele

A pele está dividida em três camadas sendo elas:
camadas-da-pele

  • Epiderme que  é a camada mais superficial, que define o tom de pele e que protege o corpo de agressões externas.
  • Derme que é a segunda camada da pele. Nela encontramos vasos sanguíneos, folículos capilares, de onde crescem pelos,e também as glândulas sebáceas. É a camada responsável pelo controle da temperatura do corpo e também pela elasticidade da pele.
  • Hipoderme que é a camada mais profunda, formada principalmente de gordura e responsável pelo armazenamento de energia.

Agora que já sabemos disso tudo que tal aprendermos como mantê-la saudável?

Cuidados básicos com a pele

A pele reflete a passagem do tempo e as escolhas que fazemos ao longo da vida. Uma pele saudável é sinal também de um corpo saudável.
frutas


Tenha sempre em mente:
  • Alimentação - Como em todos os outros órgãos do corpo humano, a alimentação também tem grande influência na pele. Uma dieta saudável resulta em uma pele mais bonita. Alimentos ricos em gordura, por exemplo, facilitam a formação de cravos e espinhas. Frutas e verduras ricas em vitamina A ajudam a equilibrar a oleosidade e, produtos ricos em vitamina E, como grãos e cereais, colaboram para a hidratação da pele seca.
  • HidrataçãoAssim como a alimentação, beber ao menos dois litros de água por dia, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ajuda a manter a pele saudável. Cremes hidratantes também podem ser usados diariamente para evitar o ressecamento. A hidratação ajuda a manter a barreira da pele íntegra, evitando infecções.
cosméticos
  • Exercícios - O sedentarismo também tem efeitos na pele. Praticar exercícios regularmente produz antioxidantes, substâncias que evitam o envelhecimento precoce da pele. As atividades físicas também colaboram para manter a elasticidade.
  • Dormir bem - Durante o sono o corpo restaura a energia, o que também se reflete na pele. Noites mal dormidas têm efeito imediato na pele, como coloração do rosto e olheiras. É importante dormir ao menos 7 horas por dia, longe de aparelhos eletrônicos e objetos que podem atrapalhar o seu sono. Para as mulheres, a regra é jamais dormir com maquiagem. A limpeza deve ser um ritual noturno que vai colaborar para tornar a sua pele mais bonita e saudável, por muitos anos.
  • Evitar a exposição solar - O sol é um grande vilão da pele. Além de provocar manchas, queimaduras e envelhecimento precoce, a alta exposição solar pode levar ao desenvolvimento do câncer de pele, o tipo mais comum de câncer no Brasil. Para evitar os efeitos nocivos do sol, é essencial usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e passando o dia em ambientes fechados. Quando estiver em locais de alta exposição solar, como na praia, use também barreiras físicas, como guarda-sol, chapéu e roupas que ajudam a proteger a pele dos raios solares.
  • Limpeza - Lavar o rosto regularmente e usar produtos que ajudem a remover a sujeira do dia a dia e a maquiagem são ações que evitam o aparecimento de cravos e espinhas e mantêm a pele mais saudável. Hidratação - Manter a pele hidratada evita ressecamentos e descamações, que podem ser uma porta de entrada para fungos e bactérias. Os cremes hidratantes devem ser usados em todo o corpo e são recomendados até mesmo para as pessoas com a pele oleosa. Busque produtos indicados para o seu tipo de pele. 
  • Proteção solar - Usar um protetor solar diariamente não é apenas recomendável, mas necessário. A radiação ultravioleta (UVA) tem efeito cumulativo, o que significa que a cada dia de exposição solar a sua pele fica mais danificada. Como os raios UVA penetram nas camadas mais profundas da pele, o risco das pessoas desenvolverem câncer é maior quando não usam o protetor solar. O protetor solar deve ter fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, dependendo do seu tipo de pele. Peles negras, por exemplo, permitem uso de FPS a partir de 15.
Fonte - MED-RIO Check-Up
beijos
É importante termos essa consciência de que para estarmos bem é preciso nos cuidar bem. Manter a saúde e estar saudável quando a maturidade chegar requer cuidados na juventude, então reforçando o que eu disse anteriormente sem essa de dizer que "eu ainda não preciso disso", pois a única pessoa prejudicada será você mesmo.

Ainda tem dúvidas? Observe o que as pessoas fazem para manter-se jovem por mais tempo, se você for agraciada com recursos poderá fazer o mesmo, mas se não for, terá de lidar com os resultados. Então mantenha os cuidados com a pele SEMPRE, e comece já!

Como você cuida da sua pele? Segue algumas desas dicas? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda!
masso-vita

16 comentários:

  1. Tudo começa de dentro pra fora, uma alimentação saudável faz toda diferença <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, eu penso assim como você, que temos que cuidar da nossa pele desde jovens! Passo diariamente cremes para hidratar, principalmente a área dos olhos, e protetor solar. Preciso tomar mais cuidado com a minha alimentação, tentar comer mais frutas e verduras, a nossa pele é um reflexo da nossa alimentação.
    Ótimo post, beijinhos.
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
  3. tudo começa com a alimentação com certeza e passei a perceber isso só depois dos 30 rsrs

    ResponderExcluir
  4. Minda cuidar da pele é essencial, não precisamos esperar chegar a idade, qualquer idade é tempo de cuidar, suas dicas são muito importante, eu geralmente uso o protetor solar,bebo bastante água, excelente o seu post Minda bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Minda!
    Fiz um vídeo no meu you tube sobre os benefícios da água, já viu?
    big beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Minda. Recebir uma verdadeira aula. Achei o máximo a sua postagem. Um lindo final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Isso é muito importante independente da idade. Adorei seu post. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas informações com dicas que com certeza devemos aproveitar, pois cuidar da pele e mante-la com saúde é sempre necessário para o nosso bem estar e beleza
    Gostei e salvei Minda, pois aqui em casa temos esse cuidado, mas é sempre bom ler outras informações como esta para sabermos mais sobre o assunto

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Eu ouço mto isso: que nada tenho só 20, 25 anos tô jovem ainda. Porém e aí que mora o perigo. O cuidado começa bem cedo.
    Ótimas suas dicas. Eu sempre tive cuidado com hidratação . Não me expor ao sole alimentação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Adoro suas dicas de cuidados, principalmente com a pele. Amei!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muitas pessoas acham que deve cuidar da pele quando envelhecem.
    Se enganam. Gostei do post.

    ResponderExcluir
  12. Comecei até a me exercitar
    porém durmo muito pouco
    ótimas dicas

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu post Minda, é verdade sempre temos que nos cuidar, entres suas dicas preciso me exercitar e dormir mais. Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. São coisas tão simples de se fazer, mas ainda assim muitas vezes relaxamos né?!
    Vou criar um habit tracker com coisas como beber 2l água, passar protetor, fazer limpeza na pele, pra tentar criar esses hábitos.
    Ótimas dicas, super úteis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Isso ai! Muito importante começar a se cuidar desde cedo! As dicas são ótimas!

    Bjss

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Receba no seu email

Coloque seu email:

Assine nosso FeedBurner

.

.

Divulga Links

Siga-nos por Email