Translate

O que é em síntese o preconceito?

Olá meninos e meninas!

Faz tempo que eu não posto nenhuma mensagem aqui no blog, mas hoje em andanças pela net e pensando sobre o preconceito achei essa mensagem que para mim diz muito sobre o assunto e acho que dá uma ótima reflexão.

O que é em síntese o preconceito?
Preconceito de idade

Preconceito é o conceito formado com base em julgamento próprio, com tom depreciativo. Deriva de análise tendenciosa, discriminatória.

Trata-se de um pré-julgamento, em que se desconhecem os detalhes. Define-se algo ou alguém, de acordo com nossos olhos de ver.

Isso tem causado muitos dissabores, no mundo, e continua a causar. Porque quem julga previamente não tem o cuidado de ficar com o conceito para si, mas o transmite a outros.

E esses, em ouvindo, não indagam se aquilo é verdadeiro ou não. Simplesmente admitem que seja.

Quando sabemos de alguém que se consorcia com outrem em que a diferença de idade é grande, a primeira pergunta que nos vem à mente é: Por que se casaram?

Se uma das pessoas tem fama, ou dinheiro, ou poder, logo cogitamos que o motivo para o consórcio seja do outro se aproveitar de um desses itens.

Esquecemos que pessoas famosas, como todas as pessoas, têm carências afetivas. Que buscam o amor, que desejam ser amadas.

Quando o velho doutor Hahnemann, vivendo na Alemanha, salvou da morte a parisiense Mélanie Gohier, mal poderia imaginar que seria ela a ponte para que a Homeopatia ficasse conhecida no mundo.

Sim, porque aquela mulher, de apenas trinta e cinco anos, se casou com o mestre alemão de oitenta anos.

O novo matrimônio de Hahnemann parece quase um conto. Ela era poetisa e pintora e desfrutava da amizade de excelentes poetas e pintores de Paris.

Logo após o casamento, em 1835, mudaram-se para Paris, onde ele obteve autorização para clinicar, a despeito da vigorosa oposição dos colegas alopatas.

A Academia de Medicina encaminhou um documento ao Ministro Guizot para que lhe fosse proibido o exercício da Medicina na França.

Guizot, por influência da esposa de Hahnemann, além de sua digna posição, decidiu o caso com grandeza ímpar e respondeu:

Trata-se de um sábio de grande mérito. A ciência deve ser de todos! Se a Homeopatia é uma quimera ou um sistema sem valor, cairá por si mesma.

Se ela é, ao contrário, um progresso, expandir-se-á apesar de nossas medidas proibitivas, e a Academia deve se lembrar, antes de tudo, que tem a missão de fazer progredir a ciência, de encorajar as descobertas!

Assim, a Homeopatia se estabeleceu em França, onde Hahnemann encontrou vários discípulos e seguidores.

Prosseguiu ensinando, curando e escrevendo, a despeito da avançada idade.

Aos oitenta e oito anos, ele regressou ao mundo espiritual. Estava forte e lúcido, mas com certeza já chegara ao fim a sua missão.

Deixou a Homeopatia reconhecida como ciência, a expandir-se pelo mundo.

Quem poderá, em sã consciência, deixar de agradecer a Melanie sua atuação junto ao grande mestre homeopata?

Não o tivesse levado a Paris, a cidade luz, teria a Homeopatia sido reconhecida e divulgada pelo mundo?

Assim, pensemos, antes de externar conceitos de valor preconceituosos. Busquemos analisar com olhos de ver e aprendamos a respeitar opções alheias.

Aprendamos a ter olhos compassivos, olhos que descobrem o bem. Olhos que veem as coisas positivas, sem julgamentos equivocados e precipitados.

Redação do Momento Espírita, com base em dados biográficos de Samuel Hahnemann.
Beijinhos

Minha reflexão

Minda Silva
O que mudou em mim? Só mesmo a idade e a aparência, porque a minha Fé, Força e Garra de vencer continuam intactas.

Eu postei esse texto porque eu vejo isso acontecer diariamente, não só em relação a etnia, nível social, preferência sexual entre outros, mas principalmente em relação a mulher quando esta chega na idade madura. Fico pasma com o preconceito de alguns que olham para nós quarentonas ou cinquentonas (meu caso) como se já estivéssemos mortas, acho isso um absurdo tão grande. Nos tratam com condescendência como se não fossemos capaz de realizar coisas.
Então vamos aos fatos:
  • Primeiro: ninguém fica para sempre jovem, cedo ou tarde todos nós vamos amadurecer (salvo exceção de quem morre cedo), a pele vai sim perder o viço e isso faz parte da vida, aceitemos que dói menos.
  • Segundo: as pessoas maduras tem vivência, experiência e tem ainda muitas coisas para viver, amar, estamos vivas, aceitem isso.
  • Terceiro: não deixamos a capacidade e inteligência de lado só porque amadurecemos, mesmo porque a falta inteligência ou capacidade independe da idade.
  • Quarto: sim nós podemos nos maquiar, nos vestir bem, pintar cabelo, andar de salto alto ou baixo e fazer tudo o que queremos, e fazemos tão bem quanto, quando eramos jovens, então vamos parar com esse mimimi de que só jovens tem direitos, isso é chato e cansa a nossa beleza rsrs.
Esse post não é um desabafo, apenas uma constatação diária do que leio e muitas vezes ouço de alguns por aí, ACREDITE a vida só acaba para quem morre, então por favor vamos nos respeitar. 

Respeitar as diferenças, dar valor a experiência e parar com tanto preconceito, mesmo porque, por mais que você não pense nisso ou não acredite que um dia vai amadurecer, ACREDITE isso vai acontecer sim, e será uma surpresa quando você acordar pela manhã e ver uma ruguinha surgindo.  Meu concelho?

Não tenha medo dela, sorria para você mesma, cuide-se e continue vivendo, fazendo as coisas que gosta, e simplesmente seja FELIZ! Mas sem preconceitos contra você mesma, e se as pessoas pensam que você não serve para mais nada, mostre a elas do que você é capaz de realizar!

E para você que acha que as pessoas maduras não tem lugar ao sol, REFLITA um pouquinho, um dia você estará nessa mesma posição, então não faça aos outros aquilo que não quer que os outros façam a você!

Vamos viver a vida SEM medo de ser FELIZ!

E você, o que pensa sobre o preconceito com a idade? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda Silva!
Minda Silva

Comentários

  1. Assunto complicado né... Hoje em dia as pessoas tem confundido tudo, dizer o que pensa nem sempre se torna uma opinião respeitosa, a tal palavra empatia da vez é boa de ser falada mas quase ninguem sente, essa semana fui alvo de um preconceito mto grande no meu perfil do facebook e to meio confusa ainda.
    Temos que nos amar e respeitar aassim fica mais facil conviver com as diferenças né...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Nana, ainda temos de conviver com essas coisinhas menores infelizmente.

    Eu ao contrário do que querem (ofender) eu me divirto quando alguém me xinga de velha, ultrapassada e por aí vai ... penso que pessoas assim tentam jogar nos outros seus traumas, dores, medos e desamores, como se isso os livrasse dos problemas pessoais (emocionais) que enfrentam, vejo isso como uma necessidade quase doentia de agredir e machucar o outro, talvez assim como se sentem machucados e nem se dão conta disso.

    Eu sei quem sou e não permito que alguém me dite regras ou me diga que sou isso ou aquilo e muito menos que me compare, e também não me choco mais quando vejo o tamanho da agressividade alheia, apenas sinto pena.

    Não fique confusa Nana, leia o que foi dito e ignore, porque com pessoas assim não vale o esforço de uma argumentação ou discussão, não vai mudar o que são ou como pensam, não gaste seus pensamentos com coisas ou pessoas ruins.

    Bjos ❤ 😍

    ResponderExcluir
  3. Há pessoas que não quer sofrer preconceito mas ela mesma faz com outras pessoas, preconceito sempre existiu e infelizmente vai continuar, pois as pessoas Minda elas se fazem de juiz e já vai julgando o outro. Preconceito é uma atitude feia, mesquinha, temos que respeitar todos, todos nós somos iguais, pode ser que o outro tenha um pouco mais, como uma boa posição social, mas estudo, mas dinheiro, mas isso não é desculpa pra ofender o outro. Minda excelente o post, preconceito precisa acabar, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é delicado e complicado, muitos sofrem preconceito e se isolam da sociedade outros não sabem como agir. Logo que hoje em dia tudo é preconceito, as pessoas perderam a sensibilidade e já não fazem mais noção do poder das palavras.

    ResponderExcluir
  5. Você continua linda. Mas confesso a vc que queria ter a maturidade que tenho hj quando eu era mais nova... era muito ingênua... Deus me guardou esses anos todos... Ele é Pai!
    Amei seu post
    Bjs,
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/2016/04/parceria-mimo-peliculas-de-unha-em-gel.html

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão querida!
    Preconceito sempre existiu e vai continuar, mas a gente vem com autoestima e dar a volta por cima.. kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Excelente o texto, é como dizem Minda, a única certeza da vida é a morte! Muitos nem tem a sorte de envelhecer,partem cedo dessa vida. A gente perde muito tempo julgando as pessoas pela aparência... quando poderia estar avaliando o caráter, a capacidade de cada um.Certa vez vi um vídeo onde uns jovens queriam bater num senhor mais ou menos uns 65 anos, qnd o jovem partiu para cima foi nocauteado pelo idoso, o senhor foi um pugilista muito bom e pelo visto continua sendo haha aquele jovem julgou a aparência fraca e se deu muito mal. Se uma coisa que a idade traz de bom é a experiência, eu smepre gostei de conversar com pessoas mais velhas do que eu, aprendo muitas coisas. Beijos Minda!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto. Acredito que todos temos preconceito, velado ou nao, sobre certas coisas.. eu odeio homofobia, e vejo mto isso infelizmente. BJ!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente existe sim muito preconceito no mundo e temos que melhorar a cada dia né?!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Uma reflexão maravilhosa
    além da maturidade que ganhamos com o tempo
    envelhecemos mais o nosso caráter se manter firme
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa infelizmente é uma situação que passamos constantemente mais qque temos que melhorar a cada dia né ? adorei a reflexão . beijos

    ResponderExcluir
  12. Minda adorei o texto concordo com tudo o que disse arrasou beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto! Preconceito é uma coisa muito idiota viu?! Com relação ao seu caso (idade) o que pensam?! Todo mundo envelhece! Apenas delete e viva bem!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua reflexão!
    Muito bom esse texto, vou compartilhar!!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  15. adorei otimo pra refletirmos,odeio preconceito e pessoas preconceituosas.

    ResponderExcluir
  16. Linda reflexão Minda, o maior mal do ser humano é carregar o preconceito como se fosse algo normal.

    ResponderExcluir
  17. adorei sua opinião minda
    boa tarde

    ResponderExcluir
  18. Belo texto que nos faz realmente refletir sobre a necessidade se é mesmo importante dar ouvidos para pessoas que carregam dentro de si o preconceito, sinceramente eu passo longe de pessoas assim

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  19. Arrasou no texto, realmente preconceito é algo que sempre existiu, as pessoas julgam mesmo, infelizmente, mas cabe a nós, não levarmos isso pra vida. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente vai continuar acontecendo.
    Bom texto. Bjão

    ResponderExcluir
  21. Amei sua reflexão! Texto bacana e com temas polêmicos. Acho que muita gente vai ler e torcer o nariz, viu?
    bj

    http://www.thevanityblog.com/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, amei seu post.
    O texto que você escolheu é incrível e sua análise o trouxe para um momento mais atual, para uma sentimento que nós, mulheres, enfrentamos com frequência.

    ResponderExcluir
  23. uma linda mensagem, mas ao mesmo tempo triste,
    pois existe preconceitos em tudo, e parece um assunto
    que nunca vai acabar... :(

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Minda! Que mensagem mais linda! Um reflexão,vc disse tudo amiga. Infelizmente essa é uma triste realidade,senti isso na pele quando uma perita do INSS me perguntou quantos anos eu tinha,e estava faltando acho que uma semana para completar 52,ela ainda me respondeu assim mesmo: Então não serve,eu disse a ela então passamos dos 50 e temos que ser jogada fora? Ela riu sem graça e disse que ñ podia fazer tipo uma reciclagem comingo. Eu respondi delicadamente,tomara que muitos de nós chegue com uma certa idade,mas com saúde kkkk levantei e sair.
    Infelizmente o mundo esta assim amiga, é preconceito por tudo, até essa campanha que foi feita, alguém da familia me perguntou porque não vende a casa,e quem disse que minha filha ñ pos a casa pra vender? só que até isso demora.
    Amiga,obrigada por esta compartilhando viu a campanha viu? Bjsss

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bom com você minda?
    Desejo uma boa noite
    Quero primeiramente lhe parabénizar pelo post gostei bastante das informações prestada ajudar bastante a esclarecer sobre o assunto em que aborda e lendo o conteúdo desta resenha vejo um tema meio complicado devido às opiniões adversias mas concordo com seu post com as informações que abrange Servf também pra a compreensão e reflexão sobre o assunto belo post até mas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!