Tradutor - Translate

28/12/15

Qualidade do sono

Olá meninos e meninas como estão?

Não sei vocês, mas eu estou sempre em busca de algo saudável pra minha vida, e de preferência que seja bem natural. Então porque não tentar encontrar isso na nossa alimentação? 

Pensando nisso, trouxe algumas informações sobre alguns alimentos que beneficiam a qualidade do sono, vamos conferir?
Sono
Uma noite bem dormida e sossegada não tem preço! Após um dia exaustivo e às vezes estressante de trabalho, nada melhor que uma noite tranquila de sono. Dormir bem é um processo essencial para que o corpo possa se renovar e se recuperar para o dia seguinte. 

Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, tais como insônia e demais transtornos que impossibilitam uma boa noite de sono, podem estar mais predispostas a desenvolver efeitos negativos para a saúde. 

Geralmente quando uma pessoa não dorme adequadamente à noite, no dia seguinte o corpo está mais propenso a sofrer algumas consequências. O corpo tende a ficar mais cansado rapidamente, a sonolência será um grande obstáculo para desempenhar tarefas simples, tais como: concentração, atenção e até mesmo o comportamento emocional poderá sofrer danos. O humor e a energia também podem ser extremamente prejudicados.

A insônia é um transtorno do sono que pode ser classificada em três categorias:
  • Transitória (não dura muito tempo), 
  • Crônica (ocorre com constância)  
  • Intermitente (vai e vem). 
A insônia pode ser definida, entre outra definições, pela dificuldade que uma pessoa apresenta para dormir ou se manter dormindo durante o período da noite. Contudo, é importante salientar que a insônia não pode ser definida por um número exato de horas dormidas, isto porque cada organismo pode apresentar uma necessidade especifica de sono.

Os quadros de insônia são variados, assim como seus tratamentos. Cada caso deve ser avaliado individualmente e tratado conforme as orientações médicas. É fundamental se manter alerta aos sinais e procurar auxilio médico caso ocorra alguma anormalidade na qualidade do sono. A insônia é um distúrbio que pode atingir qualquer tipo de pessoa, independente de sua faixa etária.

É considerado como normal o fato de uma pessoa enfrentar dificuldades para dormir durante uma noite ou até mesmo durante algumas semanas (até 3 semanas), caracterizando um quadro de insônia transiente. Isto porque, a insônia transiente está associada ao estresse persistente ou grave, que é causado devido alguma preocupação com a família, trabalho ou com a vida de forma geral. 
Cansaço, falta de sono
Já a insônia persistente que ocorre todas as noites e que ultrapassa mais de um mês, pode ser definida como um quadro de insônia crônica. Nesse caso, o distúrbio necessitará de um tratamento especifico que deve ser orientado por um médico, do contrário poderá surtir efeitos prejudiciais à saúde. Dentre os principais fatores que estão associados ao surgimento da insônia estão: 
  • Ansiedade, 
  • Excesso de cafeína, 
  • Estresse, 
  • Mudança de hábitos, 
  • Dores, 
  • Nicotina, 
  • Álcool e depressão. 
Felizmente, a alimentação pode contribuir para a melhora da qualidade do sono, isto porque existem determinados alimentos capazes de estimular a produção da serotonina. Este estimulo se deve a presença do triptofano, que é uma substância encontrada na composição de alguns alimentos. A serotonina é um dos hormônios responsáveis pelas sensações de felicidade, relaxamento, bom humor e prazer. Além disso, a serotonina exerce ações sedativas que auxiliam na indução do sono.

Alimentos que contenham triptofano em suas composições ainda são úteis para beneficiar a síntese da melatonina, pois o triptofano está envolvido na composição desse hormônio. A melatonina é um hormônio que fica localizado no cérebro e é conhecido popularmente como o "hormônio do sono", pois atua em prol da regulação do relógio biológico, desta forma faz com que o corpo sinta a necessidade de dormir à noite e que tenha maior disposição pela manhã. A melatonina é utilizada como uma das terapias que auxiliam no combate à insônia. 
Confira alguns alimentos que beneficiam a qualidade do sono:
Banana

Banana: a fruta auxilia fortemente no relaxamento muscular e apresenta bons níveis de triptofano, que é convertido posteriormente em 5-HTP. Tal conversão gera a produção de serotonina e da melatonina. Ambos os hormônios atuam sinergicamente em prol de uma maior qualidade do sono, pois exercem efeitos relaxantes e que induzem ao sono.

Cereja

Cereja: pesquisas apontam que a fruta é uma ótima fonte de melatonina, por isto seu consumo pode beneficiar a melhora da qualidade do sono.

Linhaça

Linhaça: fonte abundante de ômega 3, a linhaça pode favorecer a regulação dos neurotransmissores. Tais efeitos estimulam a qualidade do sono e igualmente beneficiam os estados de bom humor, alegria, relaxamento e prazer.

Maracujá

Maracujá: a fruta é por demais popular devido as propriedades sedativas naturais que contém e que auxiliam no relaxamento muscular e estados de calmaria e tranquilidade. O seu consumo pode ser uma ótima sugestão para ajudar o corpo a relaxar entes de dormir. Ademais, a fruta oferece efeitos sedativos e antiespasmódicos.

Aveia

Aveia: fonte de triptofano, o cereal pode ser um excelente aliado para auxiliar na melhora da qualidade do sono, porque influencia o aumento do açúcar no sangue. Essa ação resulta no aumento da liberação de insulina e outras substâncias que favorecem a indução do sono.

Salmão

Salmão: além de ser uma rica fonte de ômega 3, o salmão apresenta bons níveis de vitamina B12. Essa vitamina participa da conversão de triptofano em serotonina.

Couve

Couve: a hortaliça favorece funções que promovem um maior relaxamento dos músculos, desta forma influência o sono. Além disso, a couve é fértil em magnésio, potássio, vitaminas (E,B,K e C), ferro, fósforo e cálcio.
Créditos: Sare drogarias  
Beijos pra você
Espero que o post ajude, caso você tenha alguma dificuldade com o sono, eu já tive muita dificuldade no auge da depressão, hoje em dia melhorou muito, principalmente depois da reeducação alimentar onde alguns desses alimentos começaram a fazer parte do meu dia a dia.

Como está sua qualidade do sono? Comente, deixe-nos sua opinião ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve ...
Beijos, Minda!
Minda

15 comentários:

  1. Olá Minda!!
    Realmente dormir é o melhor remédio! Costumo tomar chá de hortelã nos dias mais tensos, ajuda bastante pra mim!!
    Aproveito a visita para te desejar um 2016 recheado de muita paz, saúde e amor! Sucesso sempre!!!!
    Beijos! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Insônia eu não tenho não... muito pelo contrário, morro de sono o tempo todo kkk.

    Mas durmo muito pouco pq sempre levanto muito cedo e acabo indo dormir tarde :/

    Eu adorei teu post e as dicas My.

    Beijão !

    | Sorteios Na Web |

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus não tenho problema com o sono, mas adorei saber mais sobre os alimentos que ajudam. Beijos!
    www.julifelix.com

    ResponderExcluir
  4. Eu durmo MUITO.
    Se deixar durmo 17 horas seguidas, sem o menor problema e nem dor na consciência, mas meu sono não tem qualidade.

    Sinto cansaço e não descanso a mente


    Beijos Mari do like a Make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  5. eu amo estes alimentos aqui todos srrs por isso que durmo tão bem srsr

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu durmo muito rsrsrs, graças a Deus sempre fui facinha pra dormir, e tenho um sono dos justos, mas eu amei essas dicas saudáveis de alimentação. bjs

    ResponderExcluir
  7. Nada como dormir bem ... infelizmente eu acabo trocando o dia pela noite e isso tem sido uma constante em minha vida eu tento me policiar, mas acabo funcionando melhor de madrugada .... e durante o dia tento me manter acordada para fazer as atividades do meu cotidiano no final tenho um sono prejudicado ou pior não durmo. Estou tentando melhorar isso. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu durmo tanto que acho que acho que ja fui um colchão , brincadeiras a parte
    o post ficou muito bom , adorei as dicas da alimentação

    ResponderExcluir
  9. Maracujá é meu maior aliado!
    Eu adooooroooooo!
    Muito gostoso e dá um soninhuuuuu
    bjus e um otimo reveillon

    ResponderExcluir
  10. Eu já quiz comentar nesse post e ñ sei porque ñ conseguir,eu o achei tão importante amiga...Achei super importante essas dicas.
    Eu sempre dormir pouco,passo a maior parte do tempo acordada,vou prestar mais atenção em meus hábitos,e se coca cola faz mal eu tomo demais ...
    Tbm ñ sabia que a couve era tão benéfica,se já gostava dela,agora muito mais.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. dormir é o q ha de melhor na vida!!! Mas depois que me tornei mãe tem ficado bem escassas minhas noites bem dormidas.... e sinto muita falta!!! Amei seu post

    ResponderExcluir
  12. Minda, adoro esses seus textos que dão dicas, pois normalmente elas são muito boas.
    Adorei saber os alimentos que ajudam no sono.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
  13. Minda amei o texto, o duro que sou ruim pra comer qualquer coisa bem, então pra mim dificulta esses tipos de alimentos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Miga tem dia que durmo bem, tem dias que durmo mal, minha vida é assim e olha que tenho uma alimentação boa. amei seu post bjs

    ResponderExcluir
  15. Tem dias que nao tem jeito perco o sono ai ja viu a cara no dia seguinte,horrível,seu post vai mim ajudar muito...

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Receba no seu email

Coloque seu email:

Assine nosso FeedBurner

.

.

Divulga Links

Siga-nos por Email

Postagens populares