Translate

11 perigos escondidos na escova de dente

Olá meninos e meninas tudo bem?

Vocês já pararam pra pensar nos perigos que podem estar escondidos na nossa escova de dentes caso não as limparmos corretamente?

Sim, existem 11 perigos escondidos na escova de dente e que nós  nem imaginamos que existam!

Escovas de dentes
De aliadas na hora da higiene bucal a vilãs da saúde se não forem bem cuidadas e limpas, as escovas de dente - muitas vezes negligenciadas na pia do banheiro, na gaveta do escritório ou no fundo da bolsa - merecem mais atenção do que você está acostumado a dedicar a elas. Entenda por que e saiba como higienizar corretamente a sua escova.

1) Contaminação das cerdas
Dez entre dez escovas estão contaminadas após o primeiro uso. Isso porque, após a escovação, as bactérias da flora bucal são transferidas para as cerdas das escovas que, úmidas, se tornam o local ideal para a proliferação dos germes. “É claro que uma bactéria que convive em equilíbrio na flora bucal do indivíduo não é a princípio um risco, mas quando transmitida à escova dental ocorre a formação de colônias e assim pode se tornar potencialmente patogênica”, explica a dentista Sandra Duvoisin.

2) Banheiro: aliado ou inimigo?
Além das bactérias, fungos e vírus que se alojam nas cerdas, deixar as escovas expostas no banheiro pode comprometer a saúde. Mesmo sendo destinados à higiene pessoal, os banheiros são também o local mais perigoso do ponto de vista da contaminação. As descargas dos vasos sanitários liberam diferentes tipos de bactérias e coliformes fecais. Essas gotículas contaminadas podem atingir até seis metros de altura e permanecer por horas circulando no ambiente. Imagine a sua escova ali, exposta na pia do banheiro.

3) Insetos no ambiente
Por mais limpo que seja o seu banheiro, o local está sujeito à entrada de insetos e outros bichos, como formigas, moscas, mosquitos, lagartixas, mariposas, aranhas e baratas. O problema é que eles costumam aparecer quando você menos espera, e muitas vezes não está por perto para o flagrante. Imagine tudo o que pode “transitar” por sua escova enquanto você está no trabalho, na escola, em viagem ou dormindo. Melhor nem pensar! Será?

4) Risco de doenças
Embora sejam, incontestavelmente, as protagonistas na hora da higiene oral e dos cuidados com a saúde bucal, as escovas – se contaminadas – podem transmitir uma série de doenças, algumas graves. Os problemas vão de periodontite, gengivite, cáries, diarreia, faringite, infecções de ouvido e problemas respiratórios a meningite, pneumonia e cardiopatias. “Sem a correta higienização, as escovas acabam se transformando em disseminadoras de doenças e os micro-organismos da boca e do meio ambiente podem ser transportados para o coração, pulmões e estômago”, alerta a pesquisadora Sandra Duvoisin, doutora em Ciências Biomédicas. 

5) Escovas compartilhadas
A higiene oral é um hábito individual. Por isso, nem pense em dividir a sua escova de dente com alguém da família. Opte por modelos ou cores diferentes, para evitar confusão na hora do uso, e escolha sempre cerdas macias. Além disso, não se esqueça de fazer a troca da escova a cada três meses, no máximo, conforme orientação dos órgãos mundiais de saúde bucal. A substituição deve ser antecipada caso as cerdas estejam deformadas antes deste prazo ou a escova apresente acúmulos de sujeira, como aquelas manchas escurecidas na base das cerdas.

6) Recipientes coletivos
Se o hábito de escovar os dentes deve ser único e individual, o local que você escolhe para guardar a escova também. Não deixe todas as escovas no mesmo potinho sobre a pia, pois os germes alojados nas cerdas podem “migrar” para as escovas vizinhas, ampliando o risco de doenças e infecções. Gripes, viroses e outros problemas de saúde são facilmente transmitidos porque os vírus, fungos e bactérias circulam livremente entre as escovas e não raramente a doença de um membro da família acaba sendo transmitida para outra pessoa.

7) Estojos e capinhas protetoras 
As capinhas e estojos não protegem a escova dental, muito pelo contrário. Ao manter as cerdas úmidas e quentes, esses porta-escovas contribuem ainda mais para a proliferação de micro-organismos. Depois de tirar o excesso de água das cerdas, deixe as escovas secando em local arejado e longe do vaso sanitário. A bolsa e necessaire também não são os melhores lugares para guardar a escova dental, a menos que você precise transportá-la. Dos males, o menor. Mesmo que os acessórios não sejam ideais, pelo menos evitarão a contaminação por germes e sujeiras do ambiente, mas, ao chegar em casa, a escova dental deve ser higienizada e armazenada adequadamente.

8) Secar as cerdas 
Embora a orientação seja: lave a escova em água corrente e seque as cerdas antes de guardá-la, não há um método eficaz para cumprir esta orientação. Para secar as cerdas, o melhor jeito ainda é dar batinhas na escova para remover o excesso de água e deixá-la em um local arejado. Mas lembre-se: esfregar os dedos, usar a toalha do banheiro ou secar em guardanapos pode comprometer ainda mais a higiene da sua escova. E jamais utilize o secador de cabelos para esta finalidade.

9) Halitose
Cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil sofrem por causa do mau hálito. A dentista Sandra Duvoisin explica que existem mais de 600 tipos de bactérias na cavidade oral, muitas delas capazes de produzir gases com odor desagradável devido à metabolização de materiais orgânicos como restos de alimentos. Além disso, mais de 90% das halitoses são causadas pela ação da flora bacteriana natural presente na orofaringe – boca (incluindo língua, palato, gengivas e dentes) e parte da garganta logo atrás da boca (base da língua, amígdalas, parte lateral e posterior da garganta). Por isso, manter a escova de dente limpa e caprichar na higiene bucal ajudam a eliminar o mau hálito.

10) Pais e filhos
Por mais vigilantes que os pais sejam com seus filhos, alguns detalhes do dia a dia passam despercebidos. E as escovas de dente estão nesta lista. De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP realizada em 2008, de cada 40 mães de bebês entre 1 e 3 anos, apenas uma se preocupava com a desinfecção da escova dental. Já entre as mães de crianças de 6 a 12 anos, das 40 consultadas, nenhuma fazia a higienização. O levantamento revelou outro dado preocupante: apenas quatro participantes do estudo disseram ter recebido alguma orientação sobre os cuidados com as escovas após o uso. 

11) Atenção com crianças, gestantes e idosos
Por serem mais suscetíveis a doenças, algumas faixas etárias precisam redobrar os cuidados com a saúde. E isso inclui os cuidados com a higiene das escovas. Segundo a odontopediatra Sandra Duvoisin, algumas doenças comuns na infância são transmitidas por secreções da mucosa, saliva ou gotículas respiratórias, como o sarampo, caxumba, catapora, hepatite A, rotavírus e bronquiolite. Há ainda problemas respiratórios, gripes, candidíase (sapinho), estomatite, herpes, infecções urinárias e de pele, cáries, escarlatina e meningites. “É pela boca também que entram as enterobactérias e os coliformes fecais. Por isso, cuidar da higiene bucal das crianças, idosos e gestantes é um hábito essencial que, além de manter dentes e boca saudáveis, também protege contra doenças”, alerta a dentista, autora do livro “Cássio e a Fada dos Dentes” (Ed. Ithala, 2009).
Buccal Protect
Que tal zerar essa lista e ter uma escova limpinha, limpinha? Para evitar a proliferação de bactérias e fungos nas cerdas das escovas e a contaminação por micro-organismos presentes no ambiente, a dica é o Buccal Protect. O Sistema Higienizador para Escova Dental é fácil de usar e está disponível nas melhores farmácias e supermercados.
Beijos
Eu estou usando e estou muito satisfeita, essa é umas das coisas que eu mais gostei de conhecer nos últimos tempos, faz sim uma grande diferença!!!

E você, já está usando a Buccal Protect? Comente, deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve ...

Beijos, Minda
Masso Vita

Comentários

  1. Menina quanta coisa que eu nem imaginava.
    Parabéns pelo post.

    www.estilosamorena.com

    ResponderExcluir
  2. Esse produto salva nossas vidas, não é mesmo? Uma pena que aqui em minha cidade ainda não encontrei!
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Amei essa Dica!!
    Amei seu cantinhoooo!!
    http://www.rafaminakawa.com/

    ResponderExcluir
  4. Dicas importantes, muitas vezes não percebemos o perigos que está nas escovas de dentes, e é bom usar produtos que podem evitar contaminações como o Buccal Protect, excelentes as dicas, Minda beijos.

    ResponderExcluir
  5. dica super importante... obrigada por compartilhar com a gente
    bjs

    ResponderExcluir
  6. nossa eu não sabia, disso, já compartilhei no meu face, pessoal.
    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. nossa muito bom saber, eu uso as capinhas de escova em casa! e eu nunca vi esse produto de limpeza de escova mais vou procurar achei super legal!

    www.dannirusso.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente postagem Minda, super útil mesmo, e assim... por maix cuidado que tenhamos, trocá-las sempre, ainda é o melhor caminho não é mesmo. Amei demais, parabéns. BjusLuz
    www.blogdakassinhagomes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. verdade a escova tem sim muitos perigos invesiveis
    não uso esta solução mas uso a agua oxigenada
    sempre deixo as escovas de casa na agua oxigenada
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito útil seu post, dicas que temos que levar na risca rsrs ninguém quer pender seus dentes.Bjs

    ResponderExcluir
  11. as capinhas protetoras e estojinhos me salva nesta hora nem posso imaginar um inseto passeando pela minha escova arhgh
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  12. nossa...
    eu não sabia disso.
    adorei seu post muito interessante.
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Fiquei chocada com o "existem mais de 600 tipos de bactérias na cavidade oral, muitas delas capazes de produzir gases com odor desagradável" kkkkkkkkkkkkkk, Jesus, que nojo

    ResponderExcluir
  14. Quanta coisa que nem fazemos idéia , ótimas dicas bjs
    pedacinhosderetalhoseli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. MUITO UTIL,GOSTEI DO POSTE E DA DICA PARABÉNS BEIJOS

    ResponderExcluir
  16. Nossa fiquei horrorizada com esse post, gente não imaginava que existiam tantos perigos assim, a partir de agora vou ficar muito mais atenta

    ResponderExcluir
  17. Não sabia disso tudo, mais ja estou usando esse produto

    ResponderExcluir
  18. É muito importante sabermos isso Minda, pois alguns dessas dicas eu já sabia e outras não, devemos ficar mais atentos
    Gostei do post

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  19. Como eu preciso carregar, uso capinha e deixo na necessaire. Foram ótimas essas dicas! Com certeza ajudou a muita gente.
    Bom finde! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Verdade, existem muitos perigos. Esse produto é um ótimo aliado
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  21. Super importante conhecer cada uma delas né? Afinal higiene oral é praticamente tudo!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  22. Às vezes a gente nem pensa nos perigos, as dicas foram muito boas.
    Vou procurar por este produto para ficar mais segura :D

    ResponderExcluir
  23. tem bacterias que nem imaginamos não é mesmo amei seu post beijos

    ResponderExcluir
  24. Achei super importante!Já usamos aqui em casa!!

    Mi interessa

    ResponderExcluir
  25. Nossa
    Post super útil
    Não sabia da metade disso aí
    Gente
    Adorei
    :)

    ResponderExcluir
  26. Adorei as dicas!
    A gente sempre falha nessas horas, e essas dicas ajudam muito.
    bjks

    ResponderExcluir
  27. Aff da um medo misturado com nojo né.... quanta informaçao adorei

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!