Translate

Quando eu fiquei doente

Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?

Hoje vou falar um pouco da faxina que estou fazendo na casa a 5 dias, parece muito tempo né? Na verdade é mais que uma faxina, é uma terapia recomendada.

Quando eu fiquei doente, eu deixei tudo de lado, praticamente deixei de viver, tudo era tão sem graça e tão entediante, nada tinha muita importância para mim ...
Bagunça
Eu simplesmente parei!

Me sentia uma espécie de zumbi, vai ver é por isso que sempre gostei desse tipo de filme acho que me via ali, não como o personagem principal, mas como o próprio zumbi, porque era bem isso, eu via as coisas mas não sabia como mudar, ou o que fazer para mudar .. era como estar numa camisa de forças, sem força alguma.

Depois de muitos anos é que fui descobrir que eu estava com depressão, e só descobri quando já estava com síndrome do pânico, mas graças a Deus e uma psiquiatra que me entendeu, sem julgamentos ou achismos eu consegui aos poucos sair desse inferno emocional.

Saí em termos, penso que a gente nunca saí de verdade, e a uns 4 anos mais ou menos  outro abalo emocional me jogou outra vez no mesmo buraco (a morte da minha mãe). Começou aí meu retrocesso, depois teve outros eventos que complicaram um pouco mais a situação, levei muito tempo para reconhecer que estava novamente depressiva, aliás descobri por acaso ... quando comecei a sentir os sintomas de pânico, foi aí que procurei ajuda novamente.

E  desde então venho me esforçando para não me deixar levar outra vez para o abismo emocional, já estive lá sei bem como é e não quero voltar, e com certeza não vou.
Faxina
O que venho fazendo a uma semana (por isso meu sumiço do blog)  é terapia ocupacional, parece meio estranho, limpar a casa como terapia, mas é sim uma grande terapia é como voltar ao começo, fazer as coisas que deixei de realizar quando doente. Eu mesma achei chato e sem graça, mas segui os conselhos da psiquiatra, aliás levei mais tempo que o necessário para fazer isso, já devia ter feito a mais de um ano, mas fui empurrando com a barriga, sempre tinha outra coisa pra fazer e fui deixando de  lado. 

Eu sei que precisava limpar a casa emocional. Mas então porque limpar a casa (material) ia me ajudar nisso?

Mesmo sem entender ou gostar da ideia, essa semana me pus a fazer isso, hoje faz  exatamente 5 dias em que estou limpando a casa, (quando falo limpando é realmente limpando) e descobri coisas incríveis, sobre mim mesma. Descobri que acumulei tanta coisa, descobri coisas que nem fazia ideia que tinha, achei outras que pensava ter perdido ...

E como esta sendo fazer isso? 
Bom e ao mesmo tempo difícil, para quem me viu pensa "coitada pirou de vez", porque a cada armário que abro vejo coisas perdidas ou esquecidas, então é tipo assim, entre risos e lágrimas. 

Entre risos porque encontrei algo perdido ou que nem imaginava que tinha (aliás pensava até em comprar), e as lágrimas oras eram por ver que acumulei tanta coisa inútil e sem sentido, ao mesmo tempo felicidade por estar conseguindo limpar minha alma, jogando fora entulhos ... É uma terapia estranha concordo, mas está funcionando, essa semana embora morta de cansada sem tempo para nada, sim porque após o dia limpando armários, subindo e descendo escadas, a noite apenas deito e durmo, outra coisa que a muito tempo não conseguia fazer sem medicação.

Nem eu sabia que a minha casa estava assim tão bagunçada, não tinha me dado conta que só limpava superficialmente, da mesma forma com que tratei meus sentimentos, e por isso acabei voltando a estaca zero (depressão).

Dessa vez será diferente, porque agora eu sei como fazer a limpeza, ela precisava ser de dentro para fora e não apenas na superfície como venho fazendo a muito tempo. Eu queria muito deixar de ser aquela pessoa chata, que nunca está totalmente feliz, que nem sempre está a fim de sorrir ou brincar, e por isso acabei polindo meus reais sentimentos mais para ser aceita e agradar do que por realmente me sentir bem com a vida.

Sei que se conselho fosse bom, as pessoas venderiam, não dariam de graça certo? Mas vou dar assim mesmo, nunca julgue uma pessoa pela aparência dela, porque todo ser humano é mais profundo que isso, eu descobri da pior forma possível que criticar o que não conhecemos, julgar as atitudes alheias só porque não se encaixam na nossa compreensão, é um grande erro.

Mas nem tudo é tão trágico quanto parece. Ao final do 5º dia mesmo ainda não tendo terminado a faxina (material), posso dizer com toda certeza desse mundo, eu me sinto muito melhor. Coloquei muito lixo fora, coisas inúteis que acumulei sem saber o porque ... 
Lixo

Esses 6 sacos de lixo foram apenas de hoje, tirei da minha cozinha, onde estava tudo isso? Dentro dos armários, como eu consegui colocar lá? Não faço a menor ideia. Com certeza fiz milagres.

Minha casa tem 6 peças, hoje estou terminando a última, e com um sorriso de satisfação, por ter conseguido fazer algo que para muitos é rotineiro mas para mim era um verdadeiro sacrifício, precisei criar coragem para começar a fazer isso. Sinceramente nunca imaginei que limpar uma casa fosse me dar tanto prazer. É estranho dizer isso, mas embora tenha limpado armários e gavetas, e me sinta  extremamente cansada com dor por todo lado rsrs,   valeu a pena cada dorzinha que senti nesse sobe e desce de escada, nesse senta e levanta do chão, porque hoje  posso dizer que  me sinto muito mais leve e em paz comigo mesma.

A casa ta mais fofa, com ar diferente, mas o que eu mais amei de verdade foi o meu cantinho ele parece iluminado diferente, ta organizado ...
Cantinho gostoso

Então por hoje era isso, em breve estarei de volta, essa 1 semana parece que levou meses, já sinto saudades do blog e de vocês!!!
Beijos
Abraços e carinhos, até breve ...
Beijos, My!
Blog massovita

Comentários

  1. Parabéns pela atitude! Deus conserve seu ânimo, querida, e que ele sustente-a a cada dia nesta jornada que não é fácil. Forte abraço.
    http://artedaelda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bem pela decisão Minda, isso aii flor, agora só sucesso, que Deus a abençoe sempre, e que nada venha de deter.. tudo de bom pra ti. bjoks :)

    ResponderExcluir
  3. Noossa Parabens que Deus continue te dando Força pra continua sua Jornada sempre . adorei esse Desabafo seu .
    Parabens mesmo .
    Beijooos
    Sucesso sempre
    e Que Deus te Ilumine .
    http://naturalbeautyspace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É isso aí amiga! Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!! Pratique a lei dos 3 F, Fé, Foco e Força e serás uma pessoa triunfante sempre!
    Amei sei cantinho e fiquei com uma vontade enorme de organizar o meu! Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  5. QUE BOM,ESTOU NESTA FASE...TA TUDO DE PERNAS PRO AR,MAS VOU CONSEGUIR.DESEJO MELHORAS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!