Translate

A pressa é inimiga da perfeição - Acredite!

Olá meninos e meninas tudo bem?

Hoje não vou falar de beleza nem de produtos, mas sim de queimaduras, que de certa forma pode sim afetar a beleza, dependendo o grau e o local. Hoje fui gravar um vídeo, e ao manipular a cera quente acabei me queimando, não, não foi culpa da cera, e sim minha que não tomei os devidos cuidados ao manipular o produto.
Queimadura
Como dizem por aí "A pressa é inimiga da perfeição", e eu comprovo esse dito popular, na pressa acabei não cuidado e me queimei, não foi um queimado extenso como podem ver na foto, mas eu garanto uma coisa a dor foi sim, Jesus como isso dói, a minha sorte é que tenho em casa uma pomada para queimaduras que foi receitada ao meu filho quando se queimou com a bolsa de água quente, até fiz um post que você pode conferir >> AQUI.

Então por isso hoje o post é sobre queimaduras, e de antemão já aviso, quando for manipular qualquer coisa quente, tenha muito cuidado, principalmente se tiver crianças por perto. Minha queimadura é pequena, mas como disse fiquei quase uma hora sentido uma forte dor, agora dói menos (mas ainda dói) sniff, mas aprendi a lição, jamais mexer com líquidos quentes estando com pressa.

Então vamos ao que interessa:

Primeiros Socorros e Cuidados
  • Em caso de acidente envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente.
  • Em seguida, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada.
  • Também é importante buscar o auxílio de um profissional de saúde no posto de atendimento mais próximo do local do acidente, para que sejam tomadas as providências necessárias para o sucesso da recuperação e também para evitar o agravamento da lesão.
  • Se não houver Posto de Saúde nas proximidades, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU e do Corpo de Bombeiros ou procurar uma Emergência hospitalar.
  • Os contatos pra ligação gratuita são: Samu 192 e Bombeiros 193.

Cuidados:
  • Não passe no local atingido nenhum produto ou receita caseira. Qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada vai irritá-la. Há também o alto risco de infecção por bactérias, fungos e vírus presentes nesses produtos, já que a barreira natural do organismo – a pele – está danificada.
  • Não passe nenhuma pomada no local atingido. A pele fica extremamente sensível após uma queimadura e as pomadas, ainda que adquiridas em farmácias, machucam ainda mais as células cutâneas e podem irritar a pele e gerar infecções.
  • Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado. Ou seja, não devem ser rompidas, estouradas ou mesmo esvaziadas com uma agulha.
  • Ao retirar esse curativo natural em casa, o ferimento estará exposto a instrumentos possivelmente contaminados e pode infeccionar.Se houver necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de Saúde, o indicado é envolvê-lo num pedaço de pano limpo.
  • Tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.
  • Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.

Orientações para vítimas de QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU
A sua queimadura é superficial, mas para diminuir a chance de ficar cicatriz
você deve tomar os seguintes cuidados:
Primeira semana:
  • - Lave com água corrente, por 5 minutos, três vezes ao dia, com sabão neutro ou sabonete de glicerina em toda a área queimada.
  • - Não é necessário cobrir a área com curativos.

Segunda semana:
  • - Aplique óleo mineral a cada 12 horas para melhorar coceira e descamação.

Da terceira semana em diante:
  • - filtro solar (FPS 30 ou maior) durante o dia.
  • - hidratante neutro todas as noites até a melhora completa.

Em caso de dúvidas procure o serviço de saúde mais próximo.

Orientações para vítimas de QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU
A sua queimadura foi moderada, mas pode ser tratada em casa. Para diminuir a
chance de ficar cicatriz você deve tomar os seguintes cuidados:
Primeira semana:
- Realizar limpeza e aplicação do creme de Sulfadiazina de Prata 1% duas
vezes ao dia por 7 (sete) dias.

Segunda à sexta – no centro de saúde.

Sábado, domingo e feriados – nas UPAs.
  • - Evite expor o curativo a sujeira/umidade.
  • - Vá ao posto de saúde com a carteira de vacinação para verificar se você precisa receber o reforço da vacina contra o tétano.
  • - Retorne antes se estiver com cheiro ruim ou saindo pus.


Na segunda semana, para melhorar a coceira e a descamação, aplique óleo
mineral a cada 12 horas.
Da terceira semana em diante:
  • - filtro solar (FPS 30 ou maior) durante o dia.
  • - hidratante neutro todas as noites até a melhora completa.

Você deve ser reavaliado em 3 semanas 
Maiores informações você encontra no site  SBQ.

Assuntos relacionados:
Os perigos dentro de casa
Beijinhus
O meu queimadinho penso que não vai dar bolha, pois agi rápido limpando o local, colocando em água corrente, e depois colocando a pomada, mas meninas dói pra caramba, aff ... Quanto a gravação? Ficou pra outro dia! 

Resumindo o post, a pressa realmente é inimiga da perfeição! Acredite!!!

Espero ter ajudado, com estas informações.

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My!
Blog Masso Vita

Comentários

  1. Como sempre seu blog traz assuntos interessantes, parabéns!
    Tenha uma excelente semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, amiga!
    Sempre acontece comigo.
    Queimadura e coisa seria e doi muito mesmo.
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!