Translate

Como manter o bronzeado no verão?

Bronzeado
Olá meninos e meninas tudo bem?
Sim, estou novamente me atendo ao assunto dos cuidados com a pele, e falando de bronzeado mesmo sabendo que ainda é inverno, ao menos aqui no sul quem le as notícias sabe que está muito frio.
Mas a minha insistência em dar dicas e informações sobre o assunto, é para que possamos nos divertir, adquirir aquele bronzeado maravilhoso sem ter que no futuro nos lamentar por ele.

Então vamos a mais um pouco de informação.

Você sabe como manter a pele bronzeada?
Se você é daquelas que passam horas ao sol, virando de um lado para outro e economizando no protetor solar, na esperança de "pegar" o bronzeado perfeito, está mais do que na hora de mudar. Protetor solar é essencial, mas você pode sim dar uma mãozinha para o sol. Um meio natural e eficiente e que muita gente desconhece para alcançar uma cor desejável e duradoura é a alimentação. Segundo o dermatologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, dr. Valter A Claudino, os alimentos ricos em caroteno, substância que está associada à mudança de cor da pele, garantem um belo bronzeado sem colocar a saúde em risco.

Segundo o médico, a dieta ideal para obter uma cor homogênea e duradoura deve conter:

-  frutas e vegetais amarelos e verdes escuros, ricos em vitaminas A e C;
leguminosas, pães e cereais integrais devem ser consumidos para obtenção de vitaminas do complexo B e Zinco, que melhoram o aspecto da pele;

- vitamina C, que também contribui para a diminuição da ação dos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, e pode ser conseguida através do consumo de frutas ácidas.

Mas atenção, nada de se automedicar com vitamina! O especialista alerta que o acúmulo desta substância pode ser danoso à saúde.

A famosa melanina, substância responsável pelo bronzeado, apresenta-se em quantidades diferentes, em função de cada tipo de pele. É a exposição ao sol, regular e continuada, que estimula a produção desta substância. E é ela que torna a coloração do corpo mais escura com aspecto de bronzeado. No entanto, hoje, ninguém duvida de que a exposição intensiva ao sol pode causar sérios problemas como câncer de pele, envelhecimento precoce e manchas. Por isso, banho de sol mesmo, do tipo ficar tostando na cadeira ou na toalha, só antes das 10 e depois das 16 horas. Protetor solar o tempo todo, sem discussão. E que tal aproveitar a moda e desfilar pela praia ou na piscina protegidíssima e de boné ou com aqueles chapeuzinhos fofos de abas molengas, com jeito de Austrália?

O que devemos comer no almoço e jantar?

Para acentuar ainda mais a cor, alimentos como a cenoura e beterraba possuem alto teor de caroteno, ótimo para colorir! Outra dica é o consumo do melão - quanto mais amarelo maior garantia de um bronzeado dourado. Carnes magras, aves e peixes, graças às proteínas que contém e atuam na renovação celular da pele, são essenciais para sua saúde.

Para a manutenção do bronzeado, o ideal é prosseguir com a dieta alimentar rica em frutas e verduras, além de hidratar a pele no mínimo duas vezes ao dia. A ingestão de líquidos como sucos e água de coco colaboram para que não haja ressecamento ou escamação da pele após o banho de sol.

Que alimentos ajudam a conseguir um bronzeado mais bonito?

Alimentos ricos (frutas e vegetais) em caroteno como cenoura, mamão, espinafre e vegetais com coloração amarela e verde ricos em vitaminas A e C são ótimos para obter um bronzeado homogêneo e duradouro. Além destes alimentos, pães e cereais integrais devem ser consumidos para obtenção de vitaminas do complexo B e Zinco, que melhoram o aspecto da pele. A vitamina C também contribui para a diminuição da ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento da pele, e pode ser adquirida através do consumo de frutas ácidas.

Entrevista com o dr. Valter A. Claudino
A alimentação pode acelerar ou intensificar o bronzeado?
A alimentação acelera o bronzeado. A presença do caroteno no organismo pode manter a cor e produzir mais melanina - substância responsável pelo bronzeado.

Quanto tempo antes de se expor ao sol é bom intensificar o consumo desses alimentos?
Um mês antes pode ser o suficiente. É sempre bom consumir estes alimentos, mas o excesso pode levar a betacarotenemia – doença causada pelo excesso de alimentos que contenham caroteno e pode deixar as mãos e pés com cor amarelada.

Algumas pessoas tomam cápsulas de urucum para conseguir uma cor mais bonita, isso é contra-indicado?
Não. As cápsulas não apresentam problemas para a saúde. Mas o melhor meio de adquirir um bronzeado duradouro e seguro é naturalmente, ou seja, consumindo alimentos que contenham caroteno e se expondo ao sol, com proteção.
Fonte: delas.ig.com.br

Mantendo a pele bronzeada
O verão chegou, e com ele corpos e peles à mostra. Mas para conseguir um bronzeado perfeito é preciso preparar a pele para antes, durante e depois à exposição ao sol. Isso, é claro, sem esquecer a proteção, como alertam os dermatologistas. O problema é sério e o sol em excesso causa envelhecimentos e câncer de pele.

Comece preparando o organismo para receber e manter um bronzeado. Adote uma alimentação rica em carotenóide, substância encontrada no mamão, cenoura e abóbora, que ajuda num bronzeamento mais acelerado. Incluir no cardápio as frutas acerola, kiwi, limão e laranja, que ajudam a combater o envelhecimento da pele.

Depois de temperado o organismo, é hora de receber o sol, mas não adianta ter pressa: um bronzeamento uniforme e perfeito é alcançado somente a partir do quinto dia de exposição solar. A durabilidade do bronzeado só será possível quando a pele estiver protegida e preparada para receber o sol.
Mas, atenção: nunca se exponha ao sol sem antes usar um protetor solar, que deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. Pessoas com pele muito clara, que raramente se queimam, devem usar fator 40 ou 50 de proteção. Já as de pele clara, mas que se queimam, devem começar usando um fator 30 de proteção. O rosto, por ser uma região mais sensível, deve receber fator acima de 30. 

As peles morenas, que se bronzeiam facilmente, também não estão imunes e devem usar protetor solar, de preferência um fator mais baixo.

- Aqui vão algumas dicas para ajudar você a ter a cor dourada do verão:
Para que o protetor faça efeito, ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol. 

- A Nuca  e orelhas devem receber uma proteção redobrada, assim como os lábios, cuja pele resseca facilmente, com fator 15. O produto deve ser aplicado há cada duas horas ou sempre que a pessoa sair da água.
Fonte: www.unisite.com.br
Barrinhas

Esse  foi um post com  mais um pouco de informação e dicas para manter um bronzeado saudável e bonito no verão, além de manter a juventude e saúde da pele por toda vida.

Gostou? Deixe-nos sua opinião ela é muito importante para nós !

Abraços e carinhos,
Mynda

Comentários

  1. "O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar."
    Amigo escritor, não poderia deixar de passar aqui para te parabenizar pelo dia do escritor, já é noite, mas não me impede de te desejar muita saúde e inteligência para que continues a escrever divinamente como escreves.
    Gosto muito de um pensamento de Paul Claudel "Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua”. E você faz isto muito bem. Parabéns! Felicidades!
    ABRAÇOS DA AMIGA LOURDES

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito boas. Tem gente que se preocupa demais em se manter bronzeada e fazer isso de forma natural é bem melhor.

    Vem: Just Babis (:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!