Tradutor - Translate

07/05/13

Massoterapia e Hipertensão


Massoterapia
Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?
Hoje vou tocar num assunto muito importante, que já  mencionei em outra oportunidade, mas que é sempre bom relembrar. Vamos falar da Hipertensão, ou no popular, pressão alta.
Após ler esse artigo você vai entender o quanto é importante ser honesto com seu massoterapeuta, nunca deixe de informar seu estado de saúde, mesmo que você se sinta bem.

O bom andamento da massagem e de seu bem estar, dependem de sua sinceridade nas respostas na anamnese (Medicina. Conjunto das informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e de sua doença. (Etm. do grego: anamnesis).

Massoterapia e Hipertensão
O controle do aumento da pressão arterial em pacientes com hipertensão é um importante desafio médico e social. A hipertensão arterial é considerada uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames. Um fato interessante, no entanto, é que de todos os casos de hipertensão, apenas 10 por cento dos pacientes tem uma causa estabelecida explicar sua condição. Por exemplo, o estreitamento da aorta, tumores adrenais ou glomerulonefrite produz hipertensão secundária. Em 90 por cento dos pacientes, a causa da hipertensão é desconhecida. Nesses casos, o paciente tem hipertensão "essencial" ou EH. A medicina moderna convencional reconhece um desequilíbrio entre as divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo, como o gatilho inicial de EH. Um aumento no tônus simpático produz vasoconstrição arteriolar com conseqüente aumento na resistência vascular periférica.
No início, estas mudanças apresentam um caráter transitório e que o organismo utiliza mecanismos de auto-regulação para restabelecer o bom relacionamento entre os tons simpático e parassimpático. É por isso que nos estágios iniciais, há episódios de aumento da pressão arterial, sem sintomas de hipertensão. Com o tempo e repetidos episódios de ataques a hipertensão, o organismo repõe receptores especiais, chamados barorreceptores, na circulação arterial para o novo nível, a elevação da pressão arterial torna-se contínuo.

Fisiologia
Primeiro, vamos analisar rapidamente como massagem afeta a pressão arterial em pacientes com EH. Há três mecanismos importantes que os profissionais de massagem devem utilizar para ajudar os pacientes com hipertensão: Equilíbrio das divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo, vasodilate das artérias vertebrais e reduzir a resistência vascular periférica. Estes três mecanismos estão intimamente correlacionadas, daí a necessidade de discuti-los juntos como partes de um mesmo processo.
O corpo tem um mecanismo de proteção que visa salvaguardar o suprimento de sangue para o cérebro. Se a circulação nas artérias vertebrais diminui ainda que ligeiramente, relatório receptores vascular periférica para o centro vasomotor na medula espinhal e os aumentos da freqüência cardíaca. Ao mesmo tempo, motor (eferente) impulsos são
enviados para as estruturas vasculares nos músculos esqueléticos se contraiam e redução do fluxo sangüíneo arterial local. Esta alteração permite uma quantidade extra de sangue arterial devem estar disponíveis para a restauração da perfusão cerebral. A combinação de um aumento da freqüência cardíaca e um aumento da resistência
periférica vascular provoca hipertensão. Com uma vasoconstrição mais persistentes das artérias vertebrais, a hipertensão arterial se torna mais duradoura, resultando em maior sistólica e diastólica os valores da pressão arterial.

Massoterapia e RVP
Com a massagem, podemos estimular os receptores parassimpáticos, causando uma diminuição na RVP, com as manobras de compressão, estimulamos de forma endógena através da Adenosina, a hiperemia reativa local, que visa uma compensação do aporte sanguíneo, pelo tempo que as células ficaram sem irrigação, causando assim uma vaso dilatação, ou seja diminuição RVP. Levando o paciente a um relaxamento físico, emocional, e parassimpático podendo levar a uma baixa de PA.

Massoterapia e DC
As manobras de massoterapia possuem um sentido centrípeto, visando auxiliar no retorno venoso, aumentando a pré-carga, segundo a Lei de Frankstarling. No momento em que o coração recebe mais sangue, aumenta da força de contração (hinotropia), aumentando por sua vez a PA. Com o estimulo no SN exitatório ( simpático), ocorre a
liberação de adrenalina, aumento da FC e da Fração de ejeção e DC. Podendo levar o paciente a ter um aumento na pressão arterial.

Acompanhamento do Paciente Hipertenso na Massoterapia
O paciente com diagnóstico de hipertensão que procura a massoterapia, deve estar sendo medicado. O acompanhamento médico é fundamental para este paciente e caso o paciente seja recebido na massoterapia com uma PA ( Pressão Arterial) elevada acima do valor de referência limítrofe por mais de duas vezes no gabinete do massoterapeuta, conforme o quadro da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o mesmo deverá ser encaminhado para avaliação ou reavaliação do cardiologista.
O uso do aparellho aferidor de pressão arterial. (esfigmomanômetro) é essencial para toda avaliação em massoterapia, mesmo que na anamnese o paciente não relate histórico pregresso ou histórico familiar. Caso o paciente apresente histórico da doença o mesmo deverá ter sua pressão avaliada a cada sessão e ou após cada sessão, com anotações dos índices nas evoluções em pasta(prontuário), sendo observado e recomendado os valores na tabela, (Tabela de Acompanhamento do Paciente Hipertenso na Massoterapia).

Barrinha

Resumindo esse texto, e reforçando o que já foi dito, você não precisa entender os termos técnicos, mas precisa informar seu estado de saúde. Nunca deve mentir ao seu massoterapeuta sobre sua pressão arterial, e deve sempre observar  se o seu massoterapeuta verifica sua pressão antes da massagem. É imprescindível informar seu estado de saúde. A sinceridade nesses casos salvam vidas.

Gostou? deixe-nos sua opinião!

Abraços e carinhos,
My

14 comentários:

  1. very interesting post

    http://newlifewithfashion.blogspot.com/2013/05/460-new-stuff.html

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Gostei de ler.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  3. adoro massagens !

    Obrigada pelo comentario no meu blog

    http://winxmake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que super interessante!! Adorei o post!!

    Beijinhos
    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Excelente informe sobre la hipertensión arterial, una enfermedad muchas veces silenciosa y que no tiene solución, solo tratamiento de control y medicación adecuada.
    Me encantó el post, muy bien enfocado y excelentemente presentado.
    Te dejo un fuerte abrazo, mil gracias por pasar y dejar tu bello comentario.

    ResponderExcluir
  6. Nossa My, adorei a postagem. Fiquei sabendo mais dessa! É muito importante cuidar da PA e gostei de ver em como a massoterapia ajuda nisso ((:
    beeijo:*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  7. OI MYNDA!
    ÓTIMAS INFORMAÇÕES, SOBRE UM ASSUNTO DEVERAS IMPORTANTE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amei o post e saber um pouco mais sobre a massoterapia!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. omg reading this post makes me want to have a relaxing massage! :D

    Letters To Juliet

    ResponderExcluir
  10. Amiga...Parabéns pelas informações

    Muitíssimo obrigada pela visita, fico feliz com sua presença no profetizando,viu?

    beijos e feliz quinta feira.

    ResponderExcluir
  11. oi amiga que bom que vc conseguiu entrar no blog, eu nem sei o que aconteceu..rsrsrs, feliz dia das mães também p vc, e como vc deve ser uma ótima mãe eu tenho certeza disso...parabéns! bjimmm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"

    Meu cantinho: http://wwwaldeiadosolartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei o post muita informação interessante,parabéns vc sempre comperfeição,obg pelo carinho em meu cantinho,mega bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog.
    O poder da oração e da confiança inabalável Nele
    Ame a Deus acima de tudo e de qualquer coisa.
    Nas dívidas, doenças e todos os males que afetam nossas vidas.
    -Deus é que o Todo poderoso pode fazer qualquer coisa, não há impossíveis para Ele.
    “Pois nada é impossível para Deus".
    Lucas 1:37
    Jesus Te Ama Muito

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Receba no seu email

Coloque seu email:

Assine nosso FeedBurner

.

.

Divulga Links

Siga-nos por Email

Postagens populares