Translate

Porque é tão importante lavar as mãos?


Mãos
Olá meninos e meninas tudo bem?
Hoje o assunto é sobre a higienização das mãos, mas o porque vou falar disso?
Porque podemos evitar muita dor de cabeça, idas ao médico e a farmácia, mas como fazer isso? Com uma mudança básica em nosso dia a dia.
Você entenderá o porque é tão importante a higienização das mãos, ao ler esse texto.

Então,
Atualmente, programas que enfocam a segurança no cuidado do paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema higienização das mãos, a exemplo da “Aliança Mundial para Segurança do Paciente”, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), firmada com vários países, desde 2004. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos
serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil.
A legislação brasileira, por meio da Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998, e da RDC n. 50, de 21 de fevereiro 2002, estabelece, respectivamente, as ações mínimas a serem desenvolvidas com vistas à redução da incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde e as normas e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Esses instrumentos normativos reforçam o papel da higienização das mãos como ação mais importante na prevenção e controle das infecções em serviços de saúde.
Entretanto, apesar das diversas evidências científicas e das disposições legais, nota-se que grande parte dos profissionais de saúde ainda não segue a recomendação de Semmelweis em suas práticas diárias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, também tem dedicado esforços na elaboração de diretrizes e estratégias de implantação de medidas visando à adesão à prática de higienização das mãos.

O que é higienização das mãos?
É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização antiséptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos..

Porque fazer?
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que
coloniza as camadas mais internas da pele.
A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica. É representada, tipicamente, pelas bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex: Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus.

Os patógenos hospitalares mais relevantes são: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Enterococcus spp., Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella spp., Enterobacter spp. e leveduras do gênero Candida. As infecções relacionadas à assistência à saúde geralmente são causadas por diversos microrganismos resistentes aos antimicrobianos, tais como S. aureus e S. epidermidis, resistentes a oxacilina/meticilina;
Enterococcus spp., resistentes a vancomicina; Enterobacteriaceae, resistentes a cefalosporinas de 3ª geração e Pseudomonas aeruginosa, resistentes a carbapenêmicos.

As taxas de infecções e resistência microbiana aos antimicrobianos são maiores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido a vários fatores: maior volume de trabalho, presença de pacientes graves, tempo de internação prolongado, maior quantidade de procedimentos invasivos e maior uso de antimicrobianos.

Para que higienizar as mãos?
A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:
• Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao
contato.
• Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Quem deve higienizar as mãos?
Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.

Como fazer e quando fazer?
As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas utilizando-se: água e sabão, preparação alcoólica e anti-séptico.
A utilização de um determinado produto depende das indicações descritas abaixo:

Uso de água e sabão:
Indicação
• Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.
• Ao iniciar o turno de trabalho.
• Após ir ao banheiro.
• Antes e depois das refeições.
•Antes de preparo de alimentos.
•Antes de preparo e manipulação de medicamentos.
• Nas situações descritas a seguir para preparação alcoólica.
O uso da preparação alccólica posto outro dia.
ANVISA
Barrinha

Você deve estar se perguntando mas não sou profissional da saúde então porque devo fazer isso? Realmente você não é, mas procura um quando está doente, então observe se esse profissional toma os cuidados devidos e  higieniza as mãos, isso será benéfico pra você. Mas também você as vezes se machuca certo? Tem filhos, netos, sobrinhos etc ... Se um desses sofrer qualquer ferimento, antes de cuidar, higienize suas mãos, se você leu com atenção o texto (Porque fazer?) saberá o porque isso é tão importante.
Ter uma vida saudável depende de mim, de você de nós ....

Gostou? Deixe-nos sua opinião ela é muito importante !!!

Abraços e carinhos,
My

Comentários

  1. Olá.
    Por mais que achamos que sabemos das coisas, é sempre muito bom ter alguém que nos lembra das pequeninas mas grandiosas falhas do nosso dia-a-dia.
    Achei este teu blog muito recomendável!
    Te agradeço pela visita que me deixou muito feliz.
    É maravilhoso conhecer pessoas que se preocupam com o bem do próximo.
    Deixo o meu abraço e carinho.
    Ivany

    ResponderExcluir
  2. Um hábito tão simples que pode fazer uma grande diferença.
    Uma excelente terça-feira pra ti!
    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Passei para conhecer o seu lindo e delicado Blog e também para agradecer seu comentário na Entrevista que dei para o Thiago do ( Trocyn Bão )...Seu blog tem um conteúdo maravilhoso e de muita utilidade...Vou ficando por aqui com certeza,e voltarei sempre para ver as novidades.Parabéns pelo Blog e por seu trabalho...
    Beijos com carinho .*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸. ¸.*♡*.¸¸.*☆*¸.*♡*.¸¸.
    Marilene
    Blog folhas flores e sutilezas

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrada, por suerte es un hábito que practico siempre!
    Te dejo un fuerte abrazo.

    http://perfumederosas-cristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É super importante mesmo, desde pequena ouço sempre a falar da importância de lavar as mãos, nós várias vezes por dia pegamos em muitas coisas principalmente o dinheiro que é passado de mão em mão, merece um cuidado especial. My beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!