Translate

Cromoterapia


Cromoterapia
Olá pessoas lindas, como estão vocês?
Vamos conhecer um pouquinho das cores, e de como elas podem nos auxiliar?
Você conhece ou sabe o que é a CROMOTERAPIA?
Então vamos conhecer a  prática que dá cor à sua vida.
A cromoterapia é a ciência que utiliza o poder das cores na busca do equilíbrio do nosso corpo, curando assim, inúmeras disfunções orgânicas.
Com base nesse estudo você pode escolher suas roupas e cores de decoração.
Saiba como as vibrações das cores podem ajudar no desenvolvimento do progresso físico e metal de cada um.
AZUL:
É uma cor fria que refresca o corpo inteiramente. Além de refrescar, ele acalma como uma carícia. Ele é anti-séptico, limpa até pensamentos e sentimentos! O azul dá equilíbrio ao Chakra Laríngeo, no centro da garganta. A glândula desse centro é a tireóide e seu hormônio age no crescimento, no metabolismo e no sistema nervoso. É o centro responsável pela comunicação, pela expressão do que sentimos e pensamos e pela compreensão e julgamento. Os pulmões ficam saudáveis e os brônquios fortes e descontraídos. O azul dissolve acúmulos e trata garganta, rouquidão, aquecimentos e pressão alta, além de tratar dentes, cabeça e queimaduras deixando tudo em paz, com saúde e frescor.
VERDE:
uma cor neutra, considerada a cor do equilíbrio. Traz esperança e fertilidade. Exerce efeito calmante ao sistema nervoso e regenerador sobre os músculos. O verde equilibra o Chakra Cardíaco, cuja glândula é ótimo. O timo é uma glândula tímida que se mostra quando a pessoa está relaxada e confiante. Os hormônios secretados pelo timo atuam no sistema imunológico. É o centro do amor, onde a auto-estima, a auto-sustentação e renovação são seus pontos fortes. É nesse centro de energia que vivenciamos a sensação da proteção do Universo. O verde trata o coração, as artérias, as veias, o sistema imunológico, os gânglios linfáticos, os brônquios e os nervos. As úlceras, as dores lombares, de cabeça e nevrálgicas são curadas. É excelente para o sono e para a tranqüilidade.
AMARELO:
É quente e leva à felicidade. Estimula a sociabilidade, o divertimento e o intelecto. É a cor da sabedoria, estando ligado à auto-satisfação e à realização pessoal. Estimula a purificação do fígado, dos intestinos e da pele. É a cor de equilíbrio do Chakra Umbilical, no plexo solar, na boca do estômago. Este chakra está ligado ao pâncreas que secreta os sucos digestivos e a insulina. Ele é o centro do ego e da vontade consciente que leva à nossa total capacidade de realização. Esse centro é o ponto de ligação entre os chakras inferiores e os superiores, em equilíbrio deixa as idéias se realizarem e o sexo se fundir ao amor.
O amarelo dá ânimo e garante um estado de satisfação e de vontade de agir.
VERMELHO:
O vermelho é a cor da vitalidade, da saúde e do vigor. Ele aquece o ambiente e o corpo. O vermelho equilibra o Chakra Raiz, localizado na base da coluna vertebral. Esse centro de energia está ligado à supra-renal que produz a adrenalina, a aldosterona e a hidrocortisona, cujas funções estão diretamente ligadas à força vital, à consciência física e ao instinto de sobrevivência. O vermelho ativa o metabolismo, fazendo tudo funcionar dinamicamente, além de agitar e fazer as estagnações dispersarem, por isso é bom para o emagrecimento, quando usado parcimoniosamente.
VIOLETA:
O violeta é a menos densa das cores do espectro eletromagnético. É uma cor fria que está associada à inspiração espiritual e ao Chakra Coronário, no alto da cabeça. O Chakra Coronário é ligado à glândula pinhal, cujas funções ainda são pesquisadas, mas que, sem sombra de dúvida, estão ligadas ao metabolismo.
É nesse centro que se recebe a energia do cosmos e se percebe a consciência de que somos algo além da matéria física. É bom usar a cor violeta nas meditações e nos vitrais de templos, igrejas e altares. O violeta tem poder da purificação e da transmutação da mente, dos sentimentos e do corpo físico. Ele estimula o sistema imunológico produzindo leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Potencializando as capacidades latentes do cérebro, o violeta dissipa o que é denso e dá espaço para o novo. Todos os corpos estranhos e sem função no cérebro, sejam eles densos ou não, são dissolvidos com ele.
LARANJA:
É quente e alegra. Se você busca prazer, deve usar laranja na roupa e nas mentalizações. A cor
laranja concede equilíbrio sexual e traz saúde emocional, mental e física. O laranja é a cor que equilibra o Chakra Genital, responsável pelas glândulas sexuais, as gônadas, o ovários, nas mulheres e os testículos, nos homens. Este centro de energia está ligado ao processo de dar e receber e ao processo da busca do outro para completar a existência individual. É a liberação das tensões e o descarregar natural através do orgasmo. Este centro é responsável pelo fundir-se no outro, o ato de amor. O laranja fortifica o sistema imunológico, dá saúde ao sistema respiratório e revigora os rins e os órgãos genitais internos. Ele dá boa vida aos ossos e acende a mente, atuando nas duas estruturas básicas do homem: o esqueleto e o pensamento. As lactantes usando essa cor têm leite em abundância. Os tímidos e os sexualmente inseguros podem mudar, usando mais essa cor em suas roupas.
MARROM:
O marrom possui ligação com a terra. É associado à confiabilidade e à solidez. Também se associa ao chakra dos pés e não deve ser visualizado nas mentalizações, porém, cristais dessa cor podem ser usados nas meditações.
PRETO:
O preto absorve todas as cores e por isso não é considerado uma cor. Está associado à matéria e à ausência de luz. Possui efeito “escudo”, por onde a energia não flui. Pessoas muito sonhadoras podem usar pedras dessa cor para ganhar o senso de materialidade. É associado a um chakra secundário que possuímos na sola dos pés. Deve-se evitar a mentalização do preto, mas pedras pretas podem ser utilizadas para meditações criativas.
BRANCO:
É o produto do reflexo de todas as cores do espectro. É associado à pureza e à beleza. Vibra na sintonia do sétimo chakra, o Coronário. Deve ser utilizado para rejuvenescer e renovar todo o organismo.
Pode ser usado em visualização, transpassando todas as células do corpo com concentração e perseverança, uma vez por dia.
AZUL ÍNDIGO:
É uma cor fria que está associada à psique e aos processos mentais. Seus efeitos mais fortes são a purificação e libertação. Seus efeitos regulam o Chakra Frontal, no centro das sobrancelhas. Este centro está ligado à hipófise, também chamada pituitária, cuja função é regular a produção de vários hormônios importantes a todo o organismo. Este centro de energia é considerado a sede da alma. É o centro de onde emanam os pensamentos, as idéias e a imaginação. Esse é o centro responsável pela interação do físico, da mente, dos sentimentos e do espírito. Daí o uso do azul índigo ser fundamental no cultivo da saúde.
O azul índigo vai melhorar a visão, a audição e a percepção interna e externa. Para a corrente sangüínea, ele é um excelente coagulante. É anestésico e beneficia os sistemas respiratórios, nervosos e imunológicos.
Por: Margot Shalders

A Cromoterapia como vocês já sabem também é  utilizada em massagem, com luzes. Agora você sabe onde cada cor  atua no seu organismo.

E aí, gostou? Manifeste sua opinião, ela é muio importante !

Abraços e carinhos ...
My

Comentários

  1. Que legal!!

    Estou precisando do amarelo, vermelho e laranja!!

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Minda, passei por aqui e me lembrei do meu passado (esteticista), gostei muito! Um abraço!

    http://www.bymargo.com.br/
    https://www.facebook.com/ByMargoBijus
    https://www.facebook.com/ByMargoArtesanatos

    ResponderExcluir
  3. Bem legal, queria uma massagem para ver se as minhas dores nas costas melhoram! =(

    Blog: www.kaahmenezes.wordpress.com
    Fã page: www.facebook.com/pages/Kaah-Menezes/146488652178125

    ResponderExcluir
  4. Oi MInda! Vim agradecer sua visita e por deixar um lindo comentário. Obrigada!
    Minha querida, adorei sua postagem sobre a cromoterapia, muito interessante, já salvei e vou ler com mais atenção todo texto. Obrigada por compartilhar. Uma linda noite e uma semana abençoada. Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Boa noite com alegria!!

    Obrigada pela visita,viu? Eu amo a cor amarela rsrs Adorei ler um pouco sobre a cromoterapia. Já tinha esquecido como é bom saber a importância das cores em nossas vidas.

    Aqui estou seguindo

    Beijos e uma feliz semaninha!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Minda,adoro receber sua visitinha viu?
    Acho muito legal a cromoterapia,ja havia lido sobre,acredito bastante nisso,tenho algumas cores preferidas sabe,como o azul,lilás o verde também.Sempre que venho aqui encontro algo interessante,são ótimos seus posts.Tenha uma linda semana,beijo.http://micarlaedavid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Minda :D
    Que interessante, eu não sabia sobre isso, mas já desconfiava rsrs
    Li sobre algumas cores que mais uso no dia a dia, e combina bastante!
    realmente as cores tem muita energia :D
    bjinhos
    e até mais!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ,eu ja havia lido um pouco sobre as cores mais não com a intensidade da natureza como para saude em varios sentidos.

    Ótimo,bom mesmo.

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito das cores e sempre, instintivamente, fiz uso da cromoterapia! Legal ver aqui! abração,lindo dia! chica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!