Translate

Reciclagem com pequenas atitudes diárias

Olá meninos e meninas tudo bem?

Hoje quero falar sobre algo que é algo que cada um de nós deveria por a mão na consciência e fazer, ou seja, reciclagem.

Mas e porque devemos nos preocuparmos com isso? Pelo seguinte fato, a reciclagem reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente, diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.
Reciclagem


Reciclagem com pequenas atitudes diárias, como podemos fazer isso?
De forma simples, na hora de por fora o lixo que sobra em nossas casas, separarmos para que alguns possam ser reutilizados.  E uma dica boa para separarmos o lixo é ter lixeiras ecológicas.
Lixeiras ecológicas Plasvale


A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos. É possível fazer a Reciclagem com pequenas atitudes diárias.
O que é reciclável?
É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
Por exemplo: 
  • Folhas e aparas de papel, 
  • jornais, 
  • revistas, 
  • caixas, 
  • papelão, 
  • PET, 
  • recipientes de limpeza, 
  • latas de cerveja e refrigerante, 
  • canos, 
  • esquadrias, 
  • arame, 
  • todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, 
  • embalagens em geral e outros.
Lixeiras basculante  Plasvale
Como separar o lixo doméstico?
  • Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
  • Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
  • Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
  • Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
O que não vai para o lixo reciclável?
  • Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.
  • E as embalagens mistas: feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?
  • Nas compras, prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.
    Lixeiras Plasvale
Outras dicas:
  • Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
  • Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
  • Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
  • Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
  • Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
Curiosidades:
  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1 kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.
Fonte: Rafaela Ribeiro
Kisses
Gaste um pouco do seu tempo e faça reciclagem com pequenas atitudes diárias, separando o lixo, pois a separação e reciclagem do lixo é muito importante para o planeta,  então faça a sua parte, ensine seus filhos,  no futuro eles agradecerão. Aliás nós todos seremos beneficiados!

Você separa seu lixo diariamente? Comente deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve!
Beijos, Minda!
Minda Silva

Comentários

  1. Muito bom o post.
    Faço todos os dias a separação do lixo aqui em casa.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Minda a reciclagem é importante para todos nós, e principalmente para o nosso planeta, reciclando estamos ajudando o meio ambiente, o lugar aonde vivemos, seria bom que todos fizessem a sua parte. Como está no post temos que ensinar os filhos eles no futuro vão agradecer, Minda ótimo post informativo, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Poxa reciclagem é super importante, queria tanto que aqui onde moro tivesse ao menos essas lixeiras para os moradores organizarem melhor o lixo. Gostei muito desse post, bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Minda
    Muito valioso o seu compartilhamento das dicas. A reciclagem ainda é um grande problema. Muitos ainda não entendem que isso é muito importante. As escolas ja estão ensinado muito, mas as crianças chegam em casa e muitos adultos se negam a colaborar.
    Abraços

    Amor pelo artesanato!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amada linda pelas dicas! é muito importante reciclar! obrigado por compartilhar, beijinhos com carinho
    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Seu artigo é muito útil pena que as pessoas ainda não evoluíram para tal mas não devemos nem podemos perder a esperança.bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá Minda!Parabéns pela postagem maravilhosa amiga,muitos não se importam mas a reciclagem é muito importante.Bjss! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me segura MInda que vou pula no teu blog e abraça-lo. Amo amo o assunto sou adepta da filosofia e procuro praticar sempre. Amei.

    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Bolsas personalizadas, e itens para festas✡✡

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua atitude. Uma pena que nem todos façam desta forma. Se fizessem, fariam um bem inigualável a natureza e a própria sociedade.

    Está de parabéns.

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  10. Lindo pst Minda!
    Parabéns por esta nos incentivando a platicar a reciclagem.
    Confesso que ñ sou muito adepta a reciclar,mas o meu marido recicla tudo,separa todo o lixo.Tudo mesmo,e eu? Sou uma negação...
    Que vergonha para os meus netinhos hein!
    Mas acho que ñ faço porque vejo ele fazendo amiga;
    Parabéns pelo post super informativo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Precisamos nos conscientizar já! Bjs
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muita gente não sabe recicliar nada! Pensa que sabe e não sabe. Seu post explicativo, super conteúdo que vai ajudar todos a prestar mais atenção para essa necessidade para o planeta e para quem sobrevive disso.bjsssss

    ResponderExcluir
  13. Essa é uma atitude extremamente necessária, aqui na minha cidade a coleta de lixo já é feita separadamente para incentivar a reciclagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Esse assunto é muito importante, e o seu poste está perfeito.
    Todos devemos nos conscientizar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom!!!! tomara que as pessoas possam ter consciência do bem que podemos fazer!

    ResponderExcluir
  16. Olá,amiga!!!
    Excelente postagem!!!
    Se todos fizessem a sua parte, teríamos um mundo muito melhor!
    Podemos reaproveitar vários objetos que poderão nos ajudar mais tarde.
    Falamos sempre para as crianças sobre reciclagem e até elas tem consciência que devemos ajudar o nosso planeta.Bjss!!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  17. Isso é importante todos saberem, faço aqui em casa e mesmo se eu estiver fora eu guardo meu lixo para não jogar na rua.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre procuro jogar lixo no lixo, o que é o certo mais muitas pessoas não fazem, sempre estou fazendo algo para reciclar!
    Ótimo post!
    Bjúús

    ResponderExcluir
  19. eu sempre faço o q posso, jogo as coisas somente no lixo d cada coisa, e se cada um ajudar vai ser bom para toda a humanidade.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Minda , seu post é super importante ! Eu faço separação do lixo aqui em casa ,lavo latinhas caixinhas de leite ,molho e etc antes de colocar no lixo mas , fico triste em saber que em muitos lugares no Brasil ainda não tem reciclagem e misturam tudo orgânico com lixo seco ou reciclável porém , vamos continuar fazendo a nossa parte ,parabéns ,bjs.

    ResponderExcluir
  21. Munda acho importante a reciclagem. Aqui em ksa tento fazer o possível para reciclar gostei do post bjs

    ResponderExcluir
  22. Acho mt importante reciclarmos tudo.
    O que é lixo para nós para outras pessoas é o sustento.
    Temos que ter amor pelo nosso Planeta.



    Beijos
    http://artescompaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!