Tradutor - Translate

06/01/16

Você sabe como cuidar do seu coração?

Olá meninos e meninas como estão?

Aqui um calor muito do chato, mas vamos que vamos né?

A pergunta que não quer calar é: Você sabe como cuidar do seu coração? 

Que tal então começarmos o ano traçando metas? Mas não só metas de sonhos ou objetivos materiais, que tal ajudarmos nosso coração a ser mais saudável? 

Quem tem uma vida mais saudável, vive mais e melhor!

Quais são os alimentos que beneficiam a saúde do coração? 

Se você não sabe, então descubra como o seu cardápio pode reforçar a saúde cardiovascular!
Coração
Você já parou para pensar que tudo o que você consome ao longo do dia pode ou não beneficiar a saúde do seu coração? Para conquistar um coração mais saudável não há segredos, basta saber identificar quais alimentos são benéficos ou prejudiciais para a saúde cardiovascular. Há determinados alimentos que contém propriedades e substâncias que favorecem grandemente a saúde do coração, outros nem tanto. 

Devido a isto, é essencial conseguir diferenciar quais alimentos são danosos à saúde e reduzir a incidência do consumo desses alimentos. Seguindo essa linha, é fundamental saber identificar quais são os alimentos benéficos e inseri-los na alimentação.

Entre os alimentos que se destacam quando a pauta é saúde cardiovascular, estão os alimentos que são ricos em fibras, antioxidantes e ácidos graxos (gorduras mono e poli-insaturadas - contribuem para a redução dos níveis de colesterol LDL). Confira alguns desses alimentos:
Castanha
- Castanha: fonte de gorduras monoinsaturas, ácido fólico, vitamina E, proteínas e minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio e selênio), as castanhas, assim como outros alimentos oleaginosos, tais como: nozes, amêndoas e amendoins, são recomendados para auxiliar na manutenção da saúde do coração, devido ao fato de influenciarem na redução dos níveis de colesterol LDL (ruim).
Alho
- Alho: por ser um vegetal que contém bons níveis de alicina, o alho contribui para a fluidificação do sangue, além de diminuir o endurecimento das paredes das artérias, beneficiando a pressão arterial. Essas ações favorecem o coração, pois reduzem o esforço do órgão para bombear o sangue. Tais benefícios, contribuem para a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, tais como: infartos, coagulações e outras.
Vinho
- Vinho: devido a sua composição que conta com uvas de cor intensa, o vinho tinto é uma ótima fonte de flavonóides e polifenóis, elementos que favorecem o combate ao colesterol LDL (ruim). Além disso, as uvas, em especial as mais escuras, são férteis fontes de antioxidantes fortes, que contribuem para o aumento dos níveis do colesterol HDL (bom), que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como a aterosclerose.
Chocolate
- Chocolate: o chocolate amargo apresenta bons níveis de flavonóides, ácido gálico, anti-inflamatórios e antioxidantes. Seu consumo está associado à prevenção de doenças do coração, pois favorece a redução do colesterol LDL. Há estudos que indicam que o consumo do chocolate amargo (de cor mais escura e abundante em cacau), pode reduzir os risco de derrames. É fundamental não consumi-lo em excesso, pois o alimento favorece a obesidade.
Azeite de oliva
- Azeite: fonte de antioxidantes, polifenóis e substâncias anti-inflamatórias, o óleo de azeite atua como um potente agente cardioprotetor. Seu consumo regular está associado à redução do colesterol LDL e dos níveis de triglicerídeos, que juntos prejudicam o coração. Quando ambos os elementos estão concentrados de forma elevada no organismo, eles podem provocar o endurecimento ou estreitamento das artérias, resultando na aterosclerose que torna a circulação do sangue muito mais difícil e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Tomate
- Tomate: rico em licopeno (substância que exerce forte atividade antioxidante e que favorece a prevenção do endurecimento das artérias), fibras, minerais e vitaminas, em especial a vitamina C, o tomate é uma fruta que auxilia na redução do colesterol LDL e que favorece o colesterol HDL (bom), fortificando a saúde do coração.
Aveia
- Aveia: abundante fonte de fibras, inclusive de betaglucana, uma fibra solúvel que exerce ações importantes para o organismo, a aveia contribui na melhora da circulação sanguínea e ajuda a inibir a absorção do colesterol LDL pelo organismo, diminuindo, portanto, as altas taxas de colesterol, lipídios (gorduras) e triglicerídeos. 

A betaglucana é uma fibra capaz de formar um tipo de massa viscosa que ajuda a impedir que o colesterol LDL, lipídios e açúcares obtidos por meio da alimentação se acumulem excessivamente nas artérias, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas e alta glicemia.
Peixe
- Peixe: por ser uma boa fonte de ômega 3, um tipo de gordura que exerce boas ações para o coração e para saúde de forma geral, o consumo do peixe pode contribuir para a proteção da saúde cardiovascular. O ômega 3 favorece o combate ao acumulo de lipídios nas artérias, além de beneficiar a redução do colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e elevar a atuação do colesterol HDL (bom).
Créditos:   Onlinefarma

Sabemos que manter uma vida mais saudável e equilibrada no corre corre do dia a dia não é nada fácil, como também não é mudar velhos hábitos, mas também não é impossível, basta seguir essas dicas e acrescentar alguns alimentos que beneficiam a saúde do coração!

Claro que antes de mudar sua dieta radicalmente procure um profissional da área para que não aja nenhum problema com reações alérgicas com alguns alimentos. 
Beijos
Então meninas e meninas, gostaram da dica de hoje? Comentem, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve!
Beijos, Minda!
Minda

25 comentários:

  1. Confesso que preciso cuidar melhor da minha alimentação, essa é inclusive, uma das minhas maiores e principais metas para 2016 :)

    Blog Coisas de Jana

    ResponderExcluir
  2. Oi Amor
    Acabei de aprender mais,alguns já sabia
    adorei aprender mais,cuidar do nosso coração é sempre bom,né
    bjss
    http://www.vocechicbonita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse é um ótimo assunto para se começar o ano. Tenho pecado no cuidado da minha saúde dando prioridade à minha filha. Porém tomei como meta esse ano também cuidar de mim, estou cuidando da alimentação e agora depois da tua postagem coloquei meu coração na lista de cuidados. Sem ele não dá, né? Então vou cuidar dele tb. Obrigada por compartilhar essa informação. Beijo
    http://analauraartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa tirando o chocolate não gosto de mais nada ;-; , mais saúde é saúde temos sempre que cuidar gostei da lista de alimentos que ajudam a cuidar do coração assim podemos viver mais saudável

    ResponderExcluir
  5. Oii minda, ótimo post não sabia que o alho tem essa propriedade, o vinho tomo toda semana muito bom bjs.

    ResponderExcluir
  6. É super importante cuidar do coração, que bom que o chocolate e o peixe faz bem, como muito esses alimentos, a saúde tem que está sempre em primeiro lugar, gostei muito das dicas, Minda beijos.

    ResponderExcluir
  7. relamente as vezes não sabemos como cuidar dele amei as dicas querida bjus doces

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus, eu consumo esses alimentos sempre, e indico para todo mundo. Beijos!
    www.julifelix.com

    ResponderExcluir
  9. Minda adorei o post, já fiz um assim...

    O coração tem que ser tratado por dentro e por fora. Para q não tenha gorduras e nem mágoas, né??

    Temos que realmente cuidar da saúde do coração.

    Adorei seu post.

    BJS

    Mari do like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  10. Preciso incluir mais peixes na alimentação, sempre fica faltando alguma coisa né, gostei do post amiga. bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu post muito interessante,cada dia que passa nos alimentamos mal,nossa vida é muito corrida,espero esse ano mudar tudo isso,bjus

    ResponderExcluir
  12. Pelo seu post minha alimentação está no caminho certo, o grande problema é atividade física. Mas já comecei a fazer rsrs
    Adorei o post, bem explicadinho :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. post muito informativo, esse ano quero me dedicar ainda mais para minha saude.

    ResponderExcluir
  14. Oi Minda vida saudável é tudo e cuidar do coração ainda não tem nada melhor, adoreii as dicas beeijos

    ResponderExcluir
  15. Muito bom Minda! Somos o que comemos e com coração não diferente, e temos que seguir certas dicas a riscas, até mesmo seguindo somos propensos a doenças, mas cuidados demais nunca é demais, não é mesmo! Bjocas
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  16. Engraçado!
    Tudo que é bom pro coração eu gosto!
    Eu adoro alho, chocolate, azeite... ummmmmmm
    Adorei o post
    bjks

    ResponderExcluir
  17. Tai, sõ coisinhas simples e saborosas que podem cuidar bem do nosso coração, então pra que inventar com muito gordura? Bom, post Minda, pois com certeza serve de alerta

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  18. muito boa postagem,muita coisa da lista eu uso com frequencia e mais ainda bem saborosos né ,isso ajuda muito srsrrs

    ResponderExcluir
  19. Querida se tem uma coisa que adoro é vinho e peixe, cuidar do coração é essencial minha filha pense ele sofre o bichinho só não gosto de alho afff namm..rsrsrsrs.Seu post vai ajudar muitas pessoas...Parabéns.



    www.studiocriativoartearteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas, tem alimentos que eu já sabia que ajudava o coração, outros não, adorei saber do chocolate amargo, rsr, beijos

    ResponderExcluir
  21. Amo chocolate amargo, tomate e azeite! eu coração agradece né?Muito obrigada por compartilhar essas dicas com a gente, ótimo para iniciarmos o ano bem!
    http://www.byvany.com.br -Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  22. acho que vou cuidar bm agora,
    adoro tudo o que faz para o coração
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Miga acredita que amo alho.
    Nossa demais alho e cebola.
    Estpu acertando pq o alho, azeite, tomate. Peixe estao na minga alimentação. Amei o post bjss

    ResponderExcluir
  24. Ola! ótimas dicas! aqui em casa consumimos tudo isso! cuidar do coração é essencial para evitar muitos problemas. bjo

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem? É muito importante cuidar da saúde, ainda mais quando falamos do coração. Quem não ama chocolate hein? E alho? Nada melhor que uma comidinha bem temperada e deliciosa usando alho não é mesmo? Adorei as dicas. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Receba no seu email

Coloque seu email:

Assine nosso FeedBurner

.

.

Divulga Links

Siga-nos por Email

Postagens populares