Tradutor - Translate

09/10/15

Um Pouco a mais

Olá meninos e meninas!

A vida as vezes nos leva a esquecermos coisas importantes, coisas simples e práticas, e quando nos deparamos com a realidade nua e crua, percebemos que deixamos tanta coisa sem dizer ao outro, e as vezes é tarde demais para voltar atrás  ...

Então que tal começarmos o final de semana com Um Pouco a mais?

Segue abaixo essa linda mensagem para refletirmos!

Um Pouco a mais
Gentileza
Todos nos defrontamos, diariamente, com uma série de deveres sociais.

São ações que nos cabem executar, por força das circunstâncias.

Algumas nos surgem devido à posição que ocupamos na sociedade.

Outras nascem pela característica ou natureza da atividade profissional.

E outras mais acabam nos sendo impostas por força de leis e regras da sociedade em que vivemos.

Assim, todo funcionário que honra a empresa que lhe oportuniza um trabalho honesto, realizando-o bem, faz apenas seu dever.

Se ela lhe confia o cargo e paga seu salário, cabe a ele fazer a sua parte. É seu dever.

Porém, todo aquele que trabalha com prazer, alegria, disponibilidade e atenção, faz um pouco a mais.

Nas relações cotidianas, ser educado é apenas obrigação do trato social.

Cumprimentar o vizinho ou o porteiro do prédio, dar bom dia ao encarregado da limpeza ou jardineiro, é apenas educação.

Entretanto, aquele que busca temperar tal saudação com um sorriso amável, ou ajuntar a ela umcomo está?, oferecendo ao interlocutor um breve tempo para responder à pergunta, esse faz um pouco a mais.

No trato com os subordinados se espera respeito, tratamento digno e condições de trabalho adequadas. Isso está previsto nas normas trabalhistas.

Contudo, o empregador que não se limita a isso, mas se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários, compreende circunstâncias difíceis, flexibilizando jornadas, contornando limitações momentâneas, realiza um pouco a mais.

Não deixar ao abandono os idosos, amparando-os em suas necessidades quando as limitações físicas lhes chegam, é obrigação prevista em estatuto próprio.

Mas se, ao fazer isso, se somar paciência, amorosidade e ternura, será o algo a mais.

Isso quer dizer que algumas ações não estão expressas em códigos ou regras, nem estão previstas em estatutos ou sofrem coerção de lei.

São atitudes que extrapolam a obrigação, o dever, e que por isso mesmo, fazem a grande diferença.

A gentileza, a compreensão não estão estabelecidas no espaço dos deveres que nos competem nessa ou naquela situação.

Essas virtudes e tantas outras, com que podemos temperar nossas ações, extrapolam o campo da obrigação.

Esse pouco a mais que oferecemos é o que podemos chamar de generosidade.

É verdade que muitos ainda se debatem para cumprir apenas aquilo que deveria ser seu dever.

Porém, se temos plena consciência de nossos deveres e obrigações, subamos um pouco e nos entreguemos à generosidade.

Quando Jesus nos convoca a andar dois mil passos, quando alguém nos pedir para andar mil; quando nos exorta a oferecer a capa se alguém nos tirar a túnica, a grande lição que nos oferece é a da generosidade.

* * *

Pensemos nisso e comecemos a ofertar ao mundo a nossa generosidade. Comecemos hoje, no exato momento em que despertarmos e encontrarmos os familiares.

Seja generoso nosso bom dia, seja generoso nosso sorrir, seja generosa e expressiva nossa gratidão por tudo que eles representam em nossa vida. 
Redação do Momento Espírita.
Em 2.10.2015.
Kiss

Acho que a mensagem por si só já diz tudo, mas que tal fazermos Um Pouco a mais?

Abraços e carinhos, até breve ...
Beijos, Minda!
Masso Vita

34 comentários:

  1. É vdd amiga temos mesmo que nos permitir sermos pessoas melhores, estamos tão ocupado com nossos afazeres do dia que nem lembramos mais de sermos gentis, amigáveis, ser úteis a alguém que precisa, gostei muito do seu post que nos tira um momento pra refletir sobre nossas ações, Jesus foi o melhor exemplo que alguém possa seguir, bjs bom fds pra vc

    ResponderExcluir
  2. Todas regras que temos ou sentimentos relacionados a ela Minda é advinda de algo, da família, do meio social, essas regras podem ser atrelado a de sentimentos ou não, se relacionando a boa ou a ma conduta, a generosidade ou a falta dela, até o ódio ou o amor é aprendido no decorrer da vida seja no desenvolvimento cognitivo "entre a familia" ou no relacionamento com a sociedade.
    Nada vem magicamente a mente, afinal de contas só pensamos em algo porque conhecemos algo, o próprio JC seguia a lei principalmente amar o próximo porque ela sabia de algo. Só temos consciência de algo porque sabermos de algo antes. Quem é generoso sem saber fazer o ato de ser generoso? Qual o ser é generoso sem ter feito um ato de generosidade? Quem é generoso sem saber o que é ter generosidade? Para mim nada é melhor que a lei de Amar o próximo como a ti mesmo que reflete toda a extrapolação de querer o bem e fazer o bem, não é apenas 5 palavras com advérbios ou contrações a pé da letra, é algo mais que isso, não é algo que lhe obriga e sim algo que lhe faz querer sentir, pena que as pessoas não tem acesso as leituras dos pormenores dessa lei, que como os sabios e o meu avo dizia é a única que não cabe em todos os livro do mundo e transcende a todas as outras atitudes humanas!
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte contigo Midian, as pessoas não querem aprender porque isso significa sacrifícios e ninguém está disposto a isso. Concordo que o meio pode sim influências algumas almas, mas não é uma regra, sei disso porque tive todos os motivos do mundo de ser alguém totalmente revoltada, que até poderia agir de acordo como agiram comigo ... Mas desde cedo algo dentro de mim antes mesmo de conhecer a fé, senti que se aquilo que não era bom para mim, não poderia fazer a outrem ...
      A maldade ou falta dela não está no meio social e sim dentro de cada um de nós, podemos escolher o caminho a seguir, eu escolhi não prejudicar ninguém e não foi um aprendizado, pois desde cedo aprendi somente o contrário do amor, nem por isso eu odeio ...
      Como já disse alguém muito sábio por aí, querer é poder ...
      Eu quero ser melhor!

      Obrigada minha flor por compartilhar tua opinião!!! Isso é muito importante para nós!

      Bjos!

      Excluir
  3. Muito bom, também concordo..
    Eu procuro dar o meu melhor em tudo que faço, sabe, porque depois que conheci a Deus ele me ensinou a ser assim, melhor o pra ele, procuro dar o melhor a ele, na minha vida e convivência ..e ele tem me abençoado é gratificante.beijos bom fim de semana ❤❤
    www.coisasdealisprick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mensagem maravilhosa para refletir com certeza, se todas as pessoas fizesse isso querida com certeza viveríamos com mais prazer alegria, ninguém olharia um pro outro com olhar de preconceito, a humanidade seria bem diferente, é uma pena que a realidade seja outra muitos colocam o dinheiro em primeiro lugar..

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. belissima mensagem não tenho muito o que falar, só concordo com você

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como sempre falo, temos que ter Jesus no coração e viver com Ele, para Ele, por Ele e da forma Dele

    Beijos
    Mari do blog Like a Make

    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Minda, sempre é possível doarmos um pouquinho mais ao próximo! Adorei a mensagem!
    Beijo e Bom Fim de Semana!

    ResponderExcluir
  8. Belo post, a generosidade tem que vim de berço,bjs

    ResponderExcluir
  9. Super concordo com suas palavras
    quando nos demos conta dos nossos deveres
    e amor ao próximo, tudo se torna
    mais leve
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Minda adorei o texto sempre é possível doarmos um pouquinho mais proximo de Jesus em nosso coração linda mensagem!
    bjos
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  11. Belíssima mensagem! Sempre que doamos um pouco de nós aos outros fazemos um bem imenso a nós mesmos... tudo aquilo que é feito de coração ao próximo não dever ser feito esperando algo em troca, essa é a lei da caridade... se tiver intensões ou for alarmada deixa de ter esse sentido... existem 2 frases que eu concordo: "fazer o bem sem olhar a quem" e "gentileza gera gentileza"... e vamos fazer um pouco mais! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a mensagem, é aquele velho ditado, generosidade gera generosidade.



    Beijos Amora
    Amoras com Classe

    ResponderExcluir
  13. Olá Minda! Texto lindo ,para pensar,refletir .Além de ser amável devemos ser generosos.Faz bem para o próximo e principalmente para nósBeijos

    ResponderExcluir
  14. Cada faz a sua parte eu procuro sempre dar o meu melhor , foi assim que cresci aprendendo desde pequena ouvindo a palavra de Deus ...
    Hoje em dia é raro um ajudar o outro ou querer aprender a ser melhor , pois pra isso gera sacrifícios e hoje em dia quase ninguém mais pensa no próximo além de si mesmo

    ResponderExcluir
  15. Linda a mensagem, acho que é isso que falta ao ser humano a generosidade, o amor ao proximo, muita gente só pensa em si mesmo, olha para o prórpio umbigo e vê o irmão ali do lado tendo necessidades, sofrendo e não faz nada para ajudar, mas há grandes exemplos de generosidade também , raros mas acontecem e são eles que me fazem ainda ter fé na humanidade, afinal ser HUMANO e se importar com o próximo.
    um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
  16. texto lindo para refletir, todos nós temos nossos deveres mas poucos os fazem.
    beijos

    Cris Artigos Femininos
    Canal

    ResponderExcluir
  17. Oi Minda.
    Eu tenho tentado 'fazer um pouco a mais'. Tem tanta gente precisando ler esse texto. Achei ele perfeito!
    Bom finde! Bjo.

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito nisso e procuro ofertar não esperando o retorno, mas sim com a satisfação de um dever mais que correto no modo de agir, mas numa ação necessária de se ter um mundo um pouco melhor

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  19. eu adorei o post
    e acho que gentileza gera gentileza , e não temos que fazer errado apenas porque alguem fez, não importa o que outro faz e sim o que fazemos, afinal tudo o que fazemos reflete no que somos e vamos ser no futuro
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Amei a msg Minda, a gente sempre precisa de um pouco mais ... as simples ações do dia a dia podem mudar a vida, a gente sempre foca fazer nosso dever, esses exemplos que o texto cita são maravilhosos, muito simples de ser feitos, eu acredito que tudo que plantamos, colhemos. Tudo que vai, volta. O mundo seria melhor se todos agissem com generosidade e amor. bjoks

    ResponderExcluir
  21. que lindo testo generosidade dar de si sem esperar de volta é divino

    ResponderExcluir
  22. Generosidade, uma palavra comum significado grandioso, mas que se perde em meio às turbulencias do dia a dia. Ser generoso e atencioso com o outro vai engrandecer tanto a quem recebe um sorriso logo pela manhã como a quem dá este sorriso. Quanto ao trato com os idosos foi a parte que mais me tocou, cuidar na velhice é dever, mas cuidar com carinho e amor é um algo mais.

    ResponderExcluir
  23. Gostei minda isso mesmo devemos ser mais generosos sempre. concordo contigo bjs

    ResponderExcluir
  24. Boa reflexão! Infelizmente o que vemos hoje são pessoas que não pensam no próximo e ajudam se forem receber algo em troca. Lamentável... A gratidão esta ausente!!!

    ResponderExcluir
  25. A gratidão, a generosidade e amor estão ausentes***

    ResponderExcluir
  26. Mensagem muito bonita e nos serve para refletir muito.
    Muito bom quando conseguimos dar um tempero a mais no nosso meio social, normalmente é algo tão automático que só fazemos por educação.
    É bom conseguir tornar em algo mais amigável.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
  27. Sei que sou humana e erro muito, mas te garanto que me cobro o tempo todo, tentando ser um ser humano melhor para os outros e para mim mesma.
    Quando falho me corrijo na hora e se tiver possibilidade peço desculpa e procuro desfazer meu erros.
    Sempre que tenho possibilidade comprimento as pessoas na rua e procuro sorrir, percebo no primeiro momento as pessoas se surpreendem, mas logo em seguida me retribuem o comprimento e correspondem ao sorriso.
    Isso me faz muito bem por percebo o quanto esse simples gesto faz bem a quem recebe, e o quanto que recebo de bem de volta.
    São pequenas atitudes que nos fazem crescer como ser humanos e evoluir na nossa essência.
    Todo dia eu busco um pouco de conhecimento nos outros e em mim, com essa procura nos faz ficar mais próximos uns dos outros.
    São pequenos gestos que nos fazem felizes.
    Amei seu post, é muito bom refletir o quanto podemos e temos condições ser melhores, e o quanto queremos e o quanto fizemos para alcançar nosso objetivo.


    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  28. Pois é todos deveriam pensar assim, adorei o post .. Beijos

    ResponderExcluir
  29. Se todos passacem a se preocupar um poco mais com quem está do lado, com certeza nosso mundo estaria bem melhor.. viemos ao mundo para fazer a diferença não para ficarmos prestados sem somar na vida do próximo.


    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o seu texto, e a mudança realmente tem sempre que começar de nós, se cada um fizer um pouco transformaremos as coisas para ficarem melhores^^ bjos

    ResponderExcluir
  31. Um otimo texto, faz a gente refletir!!
    Acho que temos feito muito pouco, eu quero fazer
    muito mais!!
    Vamos todos fazer nossa parte??
    Amei a postagem!!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Minda!
    O que noto hoje em dia é que a obrigação, para a maioria das pessoas "já é muito a mais", infelizmente.
    A pressa, o cotidiano... acabou por deixar muitos robotizados e insensíveis aos olhares e necessidades humanas. Fico admirada quando no céus tem um arco-íris e não vejo ninguém interessado em olhá-lo... são tantas belezas no mundo e parece que o ser humano está totalmente alienado a isso.
    Gosto de fazer um pouco a mais, mesmo quando olhares e palavras condenam... e sinceramente, nesse pouco a mais, não espero reconhecimento. Faço porque gosto e é assim que Cristo espera que sejamos.
    Adorei seu texto, adorei sua visita. Obrigada pelo carinho e por ter lido a entrevista.
    Abração esmagador e ótimo dia.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Receba no seu email

Coloque seu email:

Assine nosso FeedBurner

.

.

Divulga Links

Siga-nos por Email

Postagens populares