Translate

Medicina Alternativa, o que é?

Oieeee meninos e meninas como estão? Espero que bem! Já eu estou novamente resfriada, ninguém merece né?

Hoje vou falar um pouco sobre a medicina alternativa, você sabe o que é? 
Pra quem não sabe a medicina alternativa é uma prática diferente que se utiliza de tratamento não convencional.
medicina alternativa

A medicina alternativa genericamente engloba os métodos e práticas utilizados em adição ou no lugar do tratamento médico convencional. O escopo preciso da medicina alternativa é questão para debate e depende em grande parte da definição de "medicina convencional". 
Deixo aqui alguns exemplos de medicina alternativa:
acupuntura

ACUPUNTURA – É uma das mais antigas práticas tradicionais e consiste na inserção de agulhas em pontos definidos do corpo (os meridianos) para reequilibrar a energia vital e obter efeitos terapêuticos  que a medicina tradicional ainda não consegue explicar, mas já aceita. 



homeopatia
HOMEOPATIA – Termo inventado em 1755 pelo estudioso alemão  Samuel Hahnemann,significando “ao semelhantes curam-se pelos  semelhantes”. Porque aquilo que provoca a doença também a cura,  doses mínimas de uma qualquer substância, que provocaria doença  em quantidades normais, são usadas para curar essa mesma doença.

osteopatia

OSTEOPATIA – Baseado na anatomia e na fisiologia, é uma  terapêutica baseada na biomecânica do corpo. Dado que  o sistema neuromuscular está intimamente ligado aos outros sistemas do corpo, correções no esqueleto, quase sempre afetado por más posturas, melhoram a qualidade de vida.


naturopatia


NATUROPATIA – Diz-se do estudo e tratamento das doenças através de processos naturais, deixando que seja o próprio corpo a reagir com a sua energia vital e os mecanismos homeopáticos (de defesa e equilíbrio).




reiki


REIKI – É uma forma de terapia baseada na manipulação  de energia vital pela imposição das mãos do terapeuta sobre os pontos afetados do corpo. Os canais energéticos são  então abertos, removendo bloqueios e repondo o equilíbrio.



shiatsu

SHIATSU – Significa literalmente “pressão do dedo” e consiste  numa massagem japonesa que utiliza o polegar, os dedos e as palmas das mãos para pressão os pontos e meridianos da acupunctura. Todas as pessoas reagem quando são tocadas, pelo que shiatsu estabelece o fluxo energético e corrige disfunções internas.

quiroprática

QUIROPRÁTICA – Reconhecendo a supremacia do sistema nervoso em todos os aspectos da saúde, esta especialidade recorre a uma metodologia única que visa a recuperação da atividade e da capacidade de resposta do sistema nervoso, através da restauração do tônus neurológico.

iridologia
IRIDOLOGIA – Funciona essencialmente como método de pré-diagnóstico e tem como objectivo estudar a íris para detectar as alterações  orgânicas, metabólicas, nervosas e outras que ocorrem no organismo.  Todas as partes do ser humano estão representadas na zona colorida dos olhos, daí que a observação da pigmentação e da estrutura  das suas fibras possam revelar sobre o estado de saúde da pessoa.

reflexologia
REFLEXOLOGIA - É uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo  holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e,  assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos  pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em  que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

aromaterapia
AROMOTERAPIA – É a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. É uma das técnicas mais antigas da história de práticas  de cura. . Os óleos essenciais exercem uma influência subtil na mente  e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. A água em si também tem muitas propriedades  terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos  realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem  ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas  gotas na travesseira para ajudar a ter uma boa noite de sono.

ayuveda
AYURVEDA - Significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). A  medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina. A doença,  para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. Como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que  ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios  tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos,  originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la. Tem como objetivo principal preservar e promover a saúde das pessoas  através da adoção de uma rotina diária, respeitando a constituição individual de cada um. Esta rotina implica na incorporação de novos hábitos, de maneira consciente, em diversos âmbitos de nossa vida, como  a alimentação, o sono, a sexualidade, considerados os três pilares da  boa saúde. Para tanto, se utiliza de uma gama de recursos como dietas,  ioga, meditação, massagens com óleos medicinais e aromaterapia.

fitoterapia
FITOTERAPIA – É uma terapia com a propriedade de curar males profunda e integralmente, de maneira não agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo. Fito = Planta e Terapia = Tratamento. A  palavra fitoterapia significa “ cura através das plantas”, conhecimento esse, que as nossas avós já possuíam e utilizavam. A Fitoterapia é  uma parte fundamental da Medicina Chinesa e envolve milhares de plantas, bem como composições de plantas medicinais em fórmulas,  sendo que algumas delas têm uso secular e outras resultam de pesquisas mais recentes, sobejamente testadas. De igual forma, as ervas, adequadamente combinadas, restabelecem os estados emocionais comprometidos pela depressão, ansiedade, angústia, irritação, insonia.
FONTE: Livro Medicinal Natural 
bjos
Você já usou alguma técnica de medicina alternativa? Comente, deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até o próximo ...
Beijos, My!
Blog massovita

Comentários

  1. Oie!
    Parece ser ótimas essas dicas mais nunca fiz nenhuma delas, apenas gosto muito de Tomar Chás de todos os tipos.
    canal:https://www.youtube.com/channel/UCB2EWS6UiPPpPa3TJKfhp_g fan

    page:https://www.facebook.com/bloghairmakeup
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo chás mesmo que não seja para curas, algumas já experimentei outras quem sabe um dia se eu precisar ...

      Bjão linda!

      Excluir
  2. Adorei seu post, super informativo.Adoraria fazer acupuntura.Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a única que não tenho vontade de experimentar rsrsrs odeio agulhas ....

      Bjão!

      Excluir
  3. Minda, você não sabe a alegria que eu fiquei, de ver vc lá em meu blog.
    Quanto a sua gripe, sou expert no assunto, porque passei por uma alergia severa, e por alergistas, e hoje estou outra pessoa. Siga a minha dica, que vc vai ficar novinha em folha. Primeiro, vc tem que limpar sua via respiratória com muito soro fisiológico, deita no sofa ou na sua cama, pindura um pouco a cabeça para colocar em ambudância o líquido, quando estiver descendo na garganta, ai vc levanta, vai no banheiro, e coloca tudo para fora. Depois faço o mesmo com a outra narina. Vai ficar tudo limpinho. É isso que faz a garganta infeccionar, e piorar a crise da gripe, a secreção acumulada, se vc limpar, acaba a gripe pela raiz, faça sempre que achar que está congestionado. Você vai ver que alívio e como sairá desse problema rapidinho. Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia amei a dica, vou fazer e passar ao meu filho também, porque já ando cansada desse vai e volta de vírus.

      Muito obrigada Katia!!!
      Bjão

      Excluir
  4. Tenho que ser direta e dizer que não sou grande apologista destas medicinas convencionais e todos esses tratamentos que as envolvem. Falo sem alguma vez ter experimentado, e sem vontade de o fazer.
    Beijo.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Maria, eu já experimentei algumas, uma com bom resultado e outras nem tanto, a única que não tive coragem foi a acupuntura rsrsrs pois morro de medo de agulhas, mas se um dia realmente precisar faço sim, mas só se realmente precisar rsrsrs ...

      Bjão

      Excluir
  5. Sempre fui a favor das medicinas alternativas. Durante muito tempo fiz tratamento homeopático, e sempre recorro a fitoterapia e aromaterapia. Acredito que nosso corpo precisa desintoxicar de tantos remédios e produtos industriais..e essas medicinas ajudam muito.

    ResponderExcluir
  6. Haaaaa eu adoro,inclusive faço acupuntura e amo!
    Adorei seu post e conhecer outras alternativas.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa tudo de bom, adorei suas dicas. Além de nos deixar de bem com a saúde, podemos ficar relaxadas. Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Ameiii conhecer mais sobre esses tratamentos. Uso homeopatia há anos e também já fiz acupuntura. Os benefícios são muitos. Queria muito ir ao quiroprático. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  9. Eu super amo esses tratamentos.. ja fiz uso e amei!

    ResponderExcluir
  10. Gostei de conhecer alguns exemplos de medicina alternativa, eu só conhecia a acupuntura e a homeopatia, achei bem interessantes os outros métodos.

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de fazer acupuntura, mas acho que falta coragem por causa das agulhas - embora todo mundo diga que não dói. O reiki eu já fiz e é muito bom.

    ResponderExcluir
  12. oi!
    Eu adoro a medicina alternativa, antes mesmo de procurar algum medico tento me tratar com a ajuda da medicina alternativa. Eu sou adepta do REIKI :D é maravilhoso.
    bjo

    ResponderExcluir
  13. mulher eu sempre quis fazer acupuntura muita gente que conheço fez e gostou muito fala que ajuda muito gostei muito de saber mais sobre a osteopatia

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a maioria dessas técnicas, não trocaria ajuda médica por elas, mas elas parecem muito interessante, espero que melhore da sua gripe. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Quanto coisa né!?
    Eu não sabia da osteopatia e parece muito interessante.
    Mas na boa, de todas a que mais curto é a fitoterapia, acho que é uma das mais antigas também e que a gente pratica no dia a dia sem perceber, né!?

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  16. Eu também estou gripada, guria, essa mudança de temperatura por aqui tá acabando com a minha garganta.

    Gosto bastante de medicina alternativa, mas admito que não conhecia todas estas formas que você listou.

    ResponderExcluir
  17. Ola adorei todas as dicas muitas informações bacana, porém nunca fiz nem uma delas.

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito dessas técnicas alternativas, e me sinto muito bem com a acupuntura.
    Mas fiquei curiosa para experimentar o Reiki.
    Amei seu post.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ai acho uma delícia, já fiz acupuntura por conta da enxaqueca, mas vale lembrar que só isso não é valido tem sim que ir ao medico e fazer tratamentos medicos, fazendo os dois juntos sim que é ótimo

    ResponderExcluir
  20. Adorei essas medicinas alternativas, já fiz e recomendo a ayuverda, shiatsu e acupuntura <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!