Translate

Porque devemos esfoliar a pele?

Olá meninos e meninas como estão você?

Que tal falarmos em limpeza de pele hoje? Sim, porque o verão está quase aí, e com certeza queremos adquirir aquele lindo bronzeado né?

Mas para isso precisamos cuidar da nossa pele, então hoje vamos falar sobre algo fácil de fazer que podemos fazer nós mesmas e em casa, caso não possamos ir a uma esteticista ou massoterapeuta.
Esfoliar a pele
Algumas de minhas amigas, tem como ritual de beleza a  esfoliação como forma de limpar a pele,  eu sempre fui meio reticente a essa prática, mas acabei me rendendo depois de saber o porque devemos fazer esfoliação.

Descobri que esfoliação promove a eliminação de células mortas, tornando mais eficiente à penetração de cosméticos como hidratantes e nutritivos, deixando a pele com cor uniforme e macia, mais lisa e com brilho porque remove as células descamativas da pele, esse é um ótimo argumento pra eu ter começado a esfoliar a pele.

Sabemos que existe uma descamação diária, pois a renovação da epiderme é constante, mas  nem todas as áreas descamam por igual, e a  esfoliação ajuda a igualar  a superfície. Os esfoliantes existem para  remover as células que já estão sem núcleo, auxiliando a remoção.

Os benefícios da esfoliação é facilitar a penetração dos princípios ativos, ajudando a potencializar a hidratação, melhorando a circulação e acelerando o processo de renovação da pele.

E não é prejudicial ao corpo, pois nosso corpo tem seus próprios mecanismos para resolver essa troca de células diárias. Com a esfoliação estaremos apenas “dando uma ajuda”, mas é preciso fazer isto com moderação para evitar o ressecamento, porque senão teríamos o sentido ao contrário, ou seja, acabaríamos com uma pele sem brilho e com riscos de distúrbios como coceiras, doenças, e até reações eczematosas.

Uma boa dica é  fazer a esfoliação durante um banho morno, aplicando o esfoliante em movimentos circulares com suavidade, para esfoliar pele, atenção  cuidado para não “esfolar” a pele. Depois é só remover  os resíduos do esfoliante com uma ducha morna.

Procure sempre por boas marcas, procure  orientação de seu dermatologista ou esteticista.   Devemos ter cuidado com receitas caseiras, que as vezes podem ser perigosas, caso você tenha algum tipo de alergia ou sensibilidade, porque ingredientes caseiros se forem mau manuseados podem agredir demais a pele ou mesmo manchá-la

Nunca esfregue com força um esfoliante, aplique com delicadeza, em movimentos circulares e com a pele umedecida. Hoje em dia já existe no mercado  esfoliantes muito finos e delicados que podem ser manuseados com a pele ainda seca.

Outra dica, você usa bucha no banho, tenha cuidado, pois ela promove uma esfoliação muito agressiva da epiderme, e não deve ser usada diariamente.

Dependendo do tipo de pele, é recomendado realizar a esfoliação uma vez por semana, ou  em casos mais intensos ou em áreas específicas é recomendável duas vezes por semana, dependendo do caso uma vez a cada 15 dias ou de acordo com a orientação do profissional.

É preciso  ter mais cuidado com a hidratação e a lubrificação nas épocas frias. Essa recomendação ainda é maior para pessoas com pele ressecada.
Esfoliar os pés
E claro, nossos pés também precisam de um cuidado especial, porque possuem uma camada externa mais espessa, já que sustentam todo o peso do corpo, então  além da esfoliação, massagem com creme ou manteiga para manter a emoliência e hidratação doa pés, é necessário fazer uma esfoliação,  já  que na região plantar não há glândulas sebáceas. 

Se o processo for feito por outra pessoa, claro que é muito mais gostoso e eficiente! 

Em alguns casos precisaremos de agentes mais abrasivos para remover o excesso de pele acumulada na região plantar, depois da esfoliação, ainda no chuveiro, podemos usar o óleo de banho vai  ajudar na hidro umectação da pele. Ao terminar o banho, ainda molhada, aplique o óleo, massageie e enxugue-se depois.

Não deixe de usar protetor solar e  hidratante, principalmente se vai se expor ao sol após uma esfoliação, isso ajuda a cuidar e prevenir problemas na pele.
Esfoliante
Ah! E sempre use esfoliantes específicos para cada parte do seu corpo, ou seja, um para o rosto, outro para o corpo.
Divisória
E vocês meninas, com que frequência  fazem esfoliação da pele? Deixe-nos seu comentário e opinião, é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My
Blog Masso Vita

Comentários

  1. Nossa que matéria legal! Estava pensando em fazer uma esfoliação...Caiu como uma luva essas dicas...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga My
    Gostei demais de ler toda essa explanação e claro que esse aprendizado vou por em prática. E sempre que estiver fazendo uma esfoliação lembrarei de você com imenso carinho por todas as dicas maravilhosas que aprendi com você. Eu amei mais esta dica de beleza querida amiga
    Beijos com muito carinho

    ResponderExcluir
  3. Eu faço esfoliação no corpo todo (menos na face).
    Acho ótimo. Uso um esfoliante comprado pronto.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. Esfoliar é preciso. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, My
    Suas dicas são ótimas. Tenho 67 anos, todas as pessoas se admiram qd digo a minha idade, não tenho o hábito de esfoliar a pele com cosméticos, uso buchas vegetais colhidas aqui mesmo, em minha quinta. Percebi, com a sua explicação que poderia melhorar ainda mais a minha pele. Adorei, menina! Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Muito legal seu post 😉
    A esfoliação é otima eu sempre faço e ajuda manter a pele maravilhosa 😀
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas , confesso que já faço e amo a pele fica super macia.

    http://fashionpluselegancia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto....amo esfoliar a pele do corpo com um esfoliante da linha Luar da Hinode....já para o rosto uso um específico para meu tipo de pele. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, esfoliar é muito importante bjo

    ResponderExcluir
  10. já nos ajudou muito porque a pele precisa de esfoliação e se sentir limpeza.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amo esfoliar a pele e amei a dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Eu uso sabonete pra esfoliar a pele porque a minha é muito oleosa,pelo menos a do rosto e amo o resultado! É um carinho com a gente mesmo...

    ResponderExcluir
  13. Esfoliação é muito importante, sabe que eu nunca pensei que esfoliar tbm era para a penetraçào dos agentes como hidratantes, óleos?
    Eu amo esfoliar rosto, corpo e os pés e uso um produto para cada área assim como vc disse!
    Excelente dicas!

    ResponderExcluir
  14. Acho tão gostoso esfoliar a pele que se pudesse esfoliava todo dia, mas como não pode faço uma vez por semana. Estou usando aquele de mel da Boticario, q ganhei da minha dinda. Já fiz massagem esfoliante, menina, que DELICIA!!! Dá uma sensação de limpeza, né?
    Bjo grande floooor

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Adorei o post, eu sempre cuido da minha pele, pois é essencial né ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Eu amo esfoliar corpo e rosto, dá uma super diferença na pele!

    ResponderExcluir
  17. Eu sou dessas que é louca por esfoliação, faço sempre que posso, algumas vezes em casa e outras com profissional e vejo a diferença no resultado quando faço com alguém especializadoo

    ResponderExcluir
  18. 1 vez na semana eu estou foliando minha pele é muito importante mesmo

    ResponderExcluir
  19. Oi Minda! Na verdade eis uma coisa que sempre esqueço de fazer, mas sei da importância que é, ótimo post! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Boas dicas com informações precisas e esclarecedoras, pois o verão veio com tudo e saber tratar a pele torna-se cada vez mais essencial
    Parabéns Minda

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  21. Desde que comecei cuidar da minha pele melhor, ela ficou muito mais bonita. Adorei o post, afinal de contas informação e cuidado sempre é bom

    Alana Zoz

    ResponderExcluir
  22. Gostei das tuas dicas, eu já fiz esfoliação com alguns produtos naturais... Sucesso!!

    www.nerdbooksblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!