Translate

Como manter o foco nos exercícios físicos

Olá meninos e meninas como estão?

Que tal falarmos um pouco de saúde hoje?

Vamos falar de exercícios físicos
Alguns adoram outros nem tanto, mas o importante a saber é que todos nós precisamos praticar algum tipo de execício, nem que seja uma simples caminhada de 10 minutos diários. Precisamos para manter a saúde do corpo e da mente, mais até do que manter a estética.

 exercícios físicos
Como manter o foco nos exercícios físicos

Todos desejam se sentir satisfeitos com o corpo e estar com a saúde em dia. Não há como negar que a prática dos exercícios traz inúmeros benefícios para o indivíduo, isso não é novidade. Além da busca da boa forma, o mais importante, o desempenho de atividades físicas faz os órgãos do corpo funcionarem melhor e com isso melhora o sono, o humor e a disposição.

Muitas pessoas até despertam para a importância dessa prática, entretanto por um motivo ou outro desistem e não dão continuidade, esse é o grande problema. Academias de ginásticas têm um índice de abandono de quase 30% dos alunos que se matriculam no início do ano e depois de três meses já não mantém o mesmo pique e desistem.

O segredo é encontrar um tipo de exercício que traga satisfação ao ser realizado, não adianta somente pensar no resultado, se não há prazer em acordar e ir malhar ou superar o cansaço após o trabalho para bater o ponto na academia, mais cedo ou mais tarde qualquer justificativa servirá para encerrar essa rotina.

1. Assuma a importância de viver bem
A decisão de sair do sedentarismo e praticar exercícios físicos deve ser um passo seguro de que você está dando qualidade de vida a você mesmo. A prática contínua é uma maneira de prevenir doenças que podem chegar cedo ou tarde na vida das pessoas. Para quem já sofre de alguma enfermidade, os exercícios podem ajudar a harmonizar, afastar a dor e até melhorar o quadro.

A osteoporose pode ser prevenida com a musculação, porque fortalece os ossos, junto com uma alimentação rica em cálcio. O pilates pode ser uma grande ajuda para quem tem dores de coluna. Ou seja, para cada caso há modalidades de exercícios próprias para desempenhar um papel positivo.

2. Procure ajuda profissional
Antes de iniciar a prática de um exercício é indicado conversar com um médico e talvez fazer alguns exames. Para a prática de corrida, é bom checar se o coração vai bem. A vasta oferta de tipos de exercícios, seja aeróbicos, de peso requer que o aluno esteja preparado para exercitar, inclusive, de acordo com a idade.

Para quem tem o foco no emagrecimento a alimentação tem um fator extremamente importante, buscar um cardápio balanceado é a melhor opção. Um nutricionista é o mais indicado para construir, de acordo com o peso, idade, dia a dia e treino, uma dieta balanceada e que vai ajudar na obtenção de bons resultados pós-treino.

3. Que exercício escolher?
Um professor de educação física pode ser fundamental para junto com você indicar o melhor exercício. Com base nas características individuais e na meta que você quer alcançar, exemplo – emagrecer, aumentar massa muscular, melhorar respiração, melhorar a flexibilidade do corpo, o profissional da área saberá indicar qual é o melhor exercício. O mais importante é o aluno sentir prazer em realiza-lo.

Há pessoas que preferem o ambiente da academia, porque podem realizar vários tipos de exercícios em um só lugar e porque há uma estrutura montada para isso. Outros preferem ao ar livre, em parques e pistas de cooper, encontre o que faz você se sentir melhor. Outra dica é sempre escolher o local da prática perto da área onde você trabalha, mora ou estuda, para que sempre esteja perto do seu trajeto diário.

4.Teste e aprove!
Ao receber indicação de um exercício, teste primeiro e no caso de sentir-se bem seja um aluno frequente. No caso das academias antes da matrícula quase sempre é possível participar de uma aula inaugural, utilize essa oportunidade para avaliar se é a sua praia.

5. O foco é a saúde, nunca esqueça!
Um erro comum é achar que praticar exercícios é perder tempo. É relevante ter em mente que as atividades físicas são essenciais para a qualidade de vida, longe de ser fútil, é ela que pode melhorar sua disposição no trabalho, em casa e o humor. 
Portanto não deixe a preguiça tomar conta!
Manter uma rotina de exercícios não é fácil, eu que o diga, pois confesso que não sou fã, mas por motivos de saúde precisei começar alguma atividade física, e comecei com caminhadas, quem sabe me animo e vou pra uma academia. 

Pense sobre o assunto, faz bem ao corpo e a mente, ACREDITE alivia e muito o stress do dia a dia!

Você pratica algum tipo de exercício diário? Comente, deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My!
Blog Masso Vita

Comentários

  1. adorei o post! eu faço corrida e caminhada alternando ou ando de bicicleta de vez em quando. Nao para emagrecer pq nao posso emagrecer mais que ja to mais pra ser saudavel e manter o organismo funcionando bem. bjao
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Danny, também não faço pela estética e sim pela saúde ...

      Bjks

      Excluir
  2. Caminhada é um exercício completo, não causa problema na saúde e é baratinho! Eu faço embora no inverno seja menos regular. Detesto as "academias", as máquinas e todo esse aparato. Para mim o melhor é o ar livre, no parque verde ou junto à praia, ou até em casa, onde podemos fazer uns alongamentos quando a chuva não pára! Mas cada pessoa é uma pessoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Belinha, eu também sou fã de caminhadas ou bicicleta ao ar livre, o que importa é que nos movimentemos, aí cabe a cada um escolher o que mais lhe agrada.

      Eu como sou do sul no inverno fica um pouco prejudicada minhas caminhadas, mas é o que eu mais gosto ...

      Bjks
      My

      Excluir
  3. Amei seu cantinho,segue eu sigo de volta?
    http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Claro Amanda, vou visitar seu cantinho,
    Bjks
    My

    ResponderExcluir
  5. Sempre bom lembrar desses conselhos que as vezes por a correria deixamos a saúde de lado né ¿ Mil besitos que Jesus te ilumine sempre....

    www.superpresumida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou até preguiça né? rsrs
      Eu já tentei umas 3 ou 4 vezes fazer academias mas não consigo ficar muito tempo ... então optei por caminhada, quem sabe um dia eu volte ...

      Bjks
      My

      Excluir
  6. E amooo atividades físicas.
    Já estou na academia faz 3 anos e meio e vou diariamente. Vi nesse tempo muitas mudanças no corpo e melhora do condicionamento físico. Além de tudo isso conheci meu noivo nela,rssss.
    Claro que n]ao é todos os dias que estamos naquele ritmo de malhar,mas a força de vontade e disciplina nos ajudam muito. Adoro entrar nos blogs e me deparar com esses assuntos. :)

    Super beijo,
    Sah Errera
    Blog Sabrina Errera
    Fan Page: https://www.facebook.com/blogsabrinaerrera

    ResponderExcluir
  7. Que legal Sabrina, eu já sou meio preguiçosa, mas faço caminhadas e as vezes pedalo, mas sei que uma atividade física sem exageros faz muito bem para nossa saúde, e acredito que é sempre bom lembrarmos disso.

    Bjks
    My

    ResponderExcluir
  8. Gostei da forma clara com que explicou, com detalhes bem significativos, não sou muito bom em exercícios (preguiça), mas pelas suas explicações até deu uma vontadezinha em começar a minha malhação particular

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Oi Minda,amei seu post,do jeito que explicou parece que ficou mais fácil praticar exercícios amiga.
    Valeu pelo post! Mesmo os preguiçosos como euzinha vão se animar.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. O pior é saber de tudo isso
    mesmo assim não muda
    preciso me mexer estava indo tão bem
    ótimas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Concordo com tudo o que disse. Exercícios físicos são maravilhosos e nos fazem tão bem. Já estou com saudade de quando fazia academia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Dicas muito importantes! Eu preciso voltar a me exercitar.

    ResponderExcluir
  13. Vou ser sincera eu começo faço dois , tres dias e desisto , mas vou seguir suas dicas e conseguir manter o foco

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu nunca gostei de exercício, mas tive m problema de saúde e tive que deixar de ser sedentária.
    Hoje pedalo e caminho ☺ minha qualidade de vida melhorou muito.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Super dicas, precisamos mesmo de foco para fazer exercícios bjo

    ResponderExcluir
  16. Super importante manter o foco
    Super dicas
    Assim o corpo e a mente entra em harmonia
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Minda, realmente meu problema é o foco. Me identifico com, e necessito fazer pilates. Voltei a ir a pé para o trabalho. Já é um começo.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  18. otimas dicas temos mesmo que nos cuidar faz tao bem ao corpo e a mente

    ResponderExcluir
  19. Não é tão fácil ter diciplina no dia a dia de exercícios físicos.
    Faço yoga por 30 min todos os dias. Porém antes tive que ter ajuda profissional.
    Tem pessoal que tem preguiça ou desanimo de ir sozinha ou que não consegue ir fazer algum exercício mais e de suma importância para a saúde.
    Ótimo post.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  20. Não consigo fazer em casa, falta a disciplina.
    Quero voltar pra academia.
    Bjão

    ResponderExcluir
  21. Exercício físico realmente é muito importante, para todas as idades alias, tinha o costume de fazer e dei uma parada mas me sinto muito mal, as vzs sinto muitas dores musculares e sei que é a falta dele. Preciso voltar com urgencia.

    ResponderExcluir
  22. ter uma rotina de exercicios é msm super importante pra nossa saude fisica e mental

    ResponderExcluir
  23. sinceramente, n ando fazendo exercícios, kkk muita preguiça

    ResponderExcluir
  24. Engordei 7 quilos,acabei relaxando nesta quarentena,é muito importante se mexer para manter a saúde em dia.

    ResponderExcluir
  25. Eu não gosto muito de fazer exercícios, mas gosto bastante de caminhar. Agora com a pandemia fiquei mais parada, mas normalmente caminho todos os dias.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  26. Oie! Nessa quarentena estou tentando começar a me exercitar mais. Comprei até uma corda para pular hahaha. Vamos que vamos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. amei seu artigo, é realmente muito importante, eu faço só 3x na semana, mas já esta me ajudando bastante
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, fazer exercicio é bom quando se esta com vontade. Fazia caminhada esta com um tempo que não, antes me sentia bem melhor e ate animada acho que ficamos ate com os sentidos apurados. Morro de vontade de fazer "biclicleta" e pedalar por aí...agora não sou fã de academia .. esses dias na quarentena baixei um app de exercicios em casa e estou praticando a poucos dias

    www.chovendo-risos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Que maravilha! Eu tento fazer todos os dias apesar da correria do dia-a-dia... Mas o dia da um UP quando exercitamos ne? Bom pro corpo e para a mente..

    ResponderExcluir
  30. Assunto muito importante! Eu não prático nenhum tipo de exercício físico, mas percebo o quanto é necessário. Precisamos marido e eu começar logo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!