Translate

Com que roupa eu vou?

Ocasiões
Olá meninos e meninas tudo bem?
E os preparativos para as festas de final de ano,  os presentes todos comprados?

Falando em festas, trago hoje dicas de como saber o traje certo, para cada ocasião. As festas acontecem o ano todo não é mesmo? Porém, estamos no final do ano, e com isso acontecem vários eventos e celebrações que podem seguir até os primeiros meses de 2014.

Pensando nisso  peguei essas dicas que falam de quatro tipos de trajes clássicos que compõem o código de vestir atual. Se exitem dúvidas referente ao que vestir ou qual acessório é o mais indicado para cada estação, veremos juntos.

As dicas são da expert Gloria Kalil, consultora de moda e colunista da revista Lançamentos, ela tem diversos livros  e artigos publicados sobre este assunto e um portal de notícias e dicas chamado Chic (chic.com.br).

Você tem dúvidas? Pergunte, afinal perguntar  não ofende!

Os convites - impressos ou virtuais - para festas, em muitos casos, trazem a informação sobre o estilo do traje que o anfitrião gostaria que seus convidados seguissem. Mas a definição do tipo do vestuário  ser usado na festa não é exatamente uma escolha de quem está convidando. O que o define, na verdade, são os códigos de vestir e boa etiqueta. Dados como o período do dia e horário do evento são determinantes para estabelecer o tipo de look adequado para cada comemoração. O local do evento  também deve ser levado em consideração. No caso dos convites informais ou eventuais, na maioria das vezes, a informação sobre o traje acaba deixada de lado. Vale dizer, que há, inclusive muitos convtes impressos que não trazem a sugestão de tipo de traje. Na falta dela, não hesite em questionar o anfitrião, se você ficar com dúvida. Dessa forma o risco de erro será bem menor.

Esporte - É o tipo de traje  o mais simples possível e informal, ideal para almoços, batizados, exposições, festas infantis e churrascos.
Esporte
Mulher
Certo: Peças avulsas como saias ou calças da estação combinadas com camiseta, terninhos esportivos, vestidos de alcinhas, ou calças coordenadas com camisa branca. Sapatilhas, botas sandálias baixas, bolsa maior.
Errado:
Peças muito simples, bem como, brilhos exagerados, decotes e transparências em excesso.
Esporte
Homem
Certo:
Calças de brim ou gabardine cáqui ou jeans, com camisas espeotivas. Sapatos espeortivos, como mocassim, sapatênis e tênis (menos no batizado).
Errado:
Bermudão mais camiseta do time e chinelo. Ou no extremo oposto, terno e gravata.
Passeio completo - (Recepção, coquetel, alto esporte, habillè, social completo ou social), São trajes mais formais, ideais para jantares, coquetéis, óperas, casamentos. Ou seja, para festas finas.
Passeio completo
Mulher
Certo:
Vestidos curtos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências, ou paletó combinado com saia ou calça de  tecidos nobres. Nos acessórios, prefira sapatos ou sandálias de salto. Xales, echarpes e bijoux ou joias vistosas.
Evite:
Roupas casuais como "toque refinado, por exemplo: saiu do trabalho de calça combinada com blusa, bota e xale e deu uma passadinha na festa.
Passeio Completo
Homem
Certo:
Terno ou costume escuro com camisa social e gravata, combinado com sapatos sociais pretos.
Errado:
Qualquer opção fora do terno e gravata, bm como, acessórios marrons em geral e ternos marrons.
Black-Tie - (Teneu de soirée, gala ou rigor)
Roupas sofisticadas para noites de gala, bailes e grandes premiações.
Black-tie
Mulher
Certo:
Vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Decotes, transparências, brilhos, bordados preciosos. Sapatos ou sabdálias de salto bem altos. Joias ou bijuterias muito especiais.
Errado:
Pretinho básico. Pior, se ainda combinado com sapato ou sandália esportivo.
Blck-tie
Homem
Certo:
Smoking tradicional ou variações mais modernas, como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta. nos sapatos, prefira peças lisas de verniz, ou pretos de couro, de amarrar.
Errado:
Terno escuro em tecido refinado, mesmo ele sendo usado completo, com o colete. Gravatas tradicionais e roupas em cores chamativas.
Passeio - (Esporte fino, casual ou teneu de ville)
Estilo composto por roupas para cidade com um toque de formalidade. Ideal para vernissagens, casamentos diurnos ou civis, almoços, conferências, teatros e formaturas.
Passeio
Mulher
Certo:
Blusas, túnicas, calças mais caprichadas, vestidos, tailleus ou terninhos. sapatos ou sandálias de salto e bolsa maior para o dia, ou pequena para a noite. belas bijuterias.
Errado:
Look com brilho, com decotes ousados, jóias poderosas.
Passeio
Homem
Certo:
Se o evento for antes das 15 horas, a pedida será um look com camisa combinada com calça esportiva, tipo cáqui, com blazer. Ou um terno de cor clara com ou sem gravata. Se o convite vier com "tenue de ville",  o uso da gravata é obrigatório, em qualquer horário, mesmo com blazer ou jaqueta. A noite, a pedida é terno com gravata valendo peças claras se for verão. Nos pés, sapatos sociais, mocassins pretos ou marrons.
Errado:
Jeans e peças esportivas.

Barrinha gif
É  isso aí meninas e meninos, quem gosta de abafar nas festas e tinha dúvida em relação ao que  vestir em cada ocasião, fica as dicas de Gloria Kalil. Não tem como errar, pois agora você sabe o que cada tipo de ocasião exige e poderá se vestir de acordo.
Boas Festas!!!

Como você escolhe suas roupas para ocasiões especiais? De-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
My
Masso Vita


Comentários

  1. ótimas dicas o vestido vermelho que vai até o joelho até salvei!
    muito lindooo,minhas cunhadas são costureiras e eu vou pedir pra confeccionarem um na cor branca para um casamento!
    Bjos!
    http://caprichoebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thays que te ajudou a uma escolha, tenho certeza que ficará lindo ..
      Bjos
      My

      Excluir
  2. Adorei o post, um look mais lindo que o outro, beijo s2
    http://procurafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gente que vestidos mais lindos esses do Black Tie , o azul e o vermelho estão de arrasar .

    Tem post novo vem ver beijos http://blognao-permito.blogspot.com.br/2013/12/zaxy-sunday-amei.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Manuely, já, já to indo te visitar ...
      Bjos
      My

      Excluir
  4. Olá My, vim agradecer sua visitam e encontro aqui o que estou precisando. Dicas para as festas de final de ano. Estou me preparando e ainda não resolvi qual roupa usar na formatura dos meus alunos. Sou prof homenageada e está próximo, dia 14, devo correr contra o tempo. Adorei o post!
    Bjuss uma linda noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que os looks possam te inspirar Lourdes, fico feliz com sua visita.
      Bjos
      My

      Excluir
  5. Final de ano e casamento é um dos momentos mais dificeis pelo menos pra mim pra escolher roupa, adoro essa epoca do ano, parabens pelo blog, seguindo
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitoria, seja bem vinda!!!
      Já estou indo te visitar ..
      Bjos
      My

      Excluir
  6. Boa tarde, My. Interessante ler as dicas sobre cada evento. Eu me surpreendi a respeito do pretinho básico, o não uso dele numa determinada ocasião.
    Quer dizer, não vi a cor preta, mas não sei se pode, acho que sim, fiquei confusa.
    Fiquei contente em ser esclarecida a roupa em que se usa num coquetel.
    Se eu for, já saberei como, rs.
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!