Translate

Você sabe o que é Transtorno Disfórico Pré Menstrual?

TDPM
Olá meninos e meninas tudo bem?

No post anterior eu falei sobre a TPM e pouca coisa sobre a TDPM, então hoje abordo esse assunto para que você conheça os problemas que uma mulher pode ter  em relação com a TPM.

Mas o que é Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM)?

A TPM é bem conhecida e pode ser entendida rapidamente:

"A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água ."

Já o  Transtorno Disfórico Pré Menstrual (TDPM) é uma forma mais grave da TPM, que atinge cerca  de 3 a 8% das mulheres. A principal característica do TDPM é a severidade dos sintomas, que podem causar disfunção física, psíquica ou emocional. Nestes casos o tratamento é recomendado pois o TDPM interfere com a habilidade da mulher de funcionar socialmente ou no trabalho. Os principais sintomas, como na TPM incluem (mas de forma mais severa):

- Sentimentos profundos de tristeza ou desepero, com possível ideação suicida

- Tensão ou ansiedade extremas

- Ataques de pânico

- Diarreia

- Alterações do humor, choro

- Irritabilidade ou raiva persistentes que criam conflitos interpessoais - tipicamente as mulheres não percebem o impacto que o transtorno tem nos familiares e amigos próximos

- Apatia ou desinteresse em atividades de vida diária

- Infecções por cândida (sapinho) - Candida albicans

- Dificuldades de concentração

- Fadiga

- Insônia ou hipersonia

- Inchaço

- Palpitações

- Dores nas mamas

- Dores de cabeça, nos músculos ou articulações

Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana (1994), os critérios para o transtorno são os seguintes:
A. Os sintomas devem ocorrer durante a semana anterior à menstruação e remitirem poucos dias após o início desta. Cinco dos seguintes sintomas devem estar presentes e pelo menos um deles deve ser o de número 1, 2, 3, ou 4: 

1. Humor deprimido, sentimentos de falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos.

2. Ansiedade acentuada, tensão, sentimentos de estar com os “nervos à flor da pele”.

3. Significativa instabilidade afetiva.

4. Raiva ou irritabilidade persistente e conflitos interpessoais aumentados.

5. Interesse diminuído pelas atividades habituais.

6. Sentimento subjetivo de dificuldade em se concentrar.

7. Letargia, fadiga fácil ou acentuada falta de energia.

8. Alteração acentuada do apetite, excessos alimentares ou avidez por determinados alimentos.

9. Hipersonia ou insônia.

10. Sentimentos subjetivos de descontrole emocional.

11. Outros sintomas físicos, como sensibilidade ou inchaço das mamas, dor de cabeça, dor articular ou muscular, sensação de inchaço geral “e ganho de peso”.

B. Os sintomas devem interferir ou trazer prejuízo no trabalho, na escola, nas atividades cotidianas ou nos relacionamentos.

C. Os sintomas não devem ser apenas exacerbação de outras doenças.

D. Os critérios A, B, e C devem ser confirmados por anotações prospectivas em diário durante pelo menos dois ciclos consecutivos.

Tratamento
Em geral mudanças no estilo de vida como dieta e exercícios podem melhorar alguns sintomas. Alguns antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (ISRS) parecem melhorar o quadro: fluoxetina, sertralina, paroxetina e escitalopram. Para muitas mulheres, o uso de métodos hormonais que suprimem os períodos menstruais, seja o Dispositivo Intra Uterino (DIU) hormonal, os implantes hormonais ou pílulas contraceptivas que devem ser tomadas por tempo indeterminado produzem alívio ao impedir as oscilações hormonais.
Fonte: American Psychiatric Association
Barrinha
Então meninas e meninos, agora você conhece a forma mais grave de TPM ou seja a TDPM, se você tiver alguns desses sintomas não fique sofrendo em casa, procure orientação médica, e a vocês meninos, digo que se você perceber que sua namorada, esposa etc ... tiver alguns desses sintomas, não critique, se é ruim pra você conviver com isso, é pior pra elas, procure ajudar, mostre matérias falando sobre o assunto, e a ajude a se ajudar, a vida de vocês ficará muito melhor sem brigas ou discussões. Mostre interesse pelo bem estar da sua amada, e acredite estará causando bem estar a você também.

Você conhecia a TDPM? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos
My

Comentários

  1. Nossa nem sabia o que era isto eu tenho a maioria desses sintomas, será que tenho q procurar um médico?
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Núbia se isso estiver atrapalhando sua vida, com certeza que sim, existem formas de aliviar esses sintomas.

      Abraços e carinhos
      My

      Excluir
  2. Oi My.

    Eu não conhecia TDPM. Muito bom pra que todos saibam os sintomas e procurem ajuda profissional.

    Parabéns por mais um post completo e informativo.

    Bjo
    Evelyne V. Nami
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  3. My não sabia que existia isso esse transtorno disforico, ótimo aviso, My passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    Blog:Lucimar Estrela da Manhã

    Grupo:Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Me encontre no Pinterest


    ResponderExcluir
  4. Querida eu estava aqui lendo tudo e me sentindo feliz, porque eu achava que eu tinha tpm dez vezes mais grave que as pessoas normais, achava que o problema era eu hahaha agora já sei que o que tenho não é uma simples tpm, já cheguei a dizer pras minhas amigas que eu ficava com transtorno bipolar durante a tpm rsrrsrs agora já conheço meu mal, vou conversar sobre isso com a ginecologista.... e se você me der permissão vou reproduzir essa matéria em meu blog, com os créditos pra vc logico. bjocas
    http://projeto-gr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade Milly, quanto mais souberem que é normal ter isso, mais cedo elas procurarão ajuda.


      Abraços e carinhos
      My

      Excluir
  5. Não conhecia mas tenho muitos destes sintomas alias a menstruação é uma tortura para mim vou conversar com meu ginecologista e perguntar sobre isso, excelente postagem.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia mas tenho muitos destes sintomas alias a menstruação é uma tortura para mim vou conversar com meu ginecologista e perguntar sobre isso, excelente postagem.

    ResponderExcluir
  7. Oi,My! Acho que sou uma privilegiada quanto a estes sintomas. Nunca tive TPM e muito menos este caso sério. Acho que é devido a minha baixa taxa hormonal. Passei pela menopausa numa boa. Dizem que tem gente que tem vontade de matar o outro.Cruzes!!!!! Minhas colegas dizem que é uma fase horrível.Gostaria de saber o porquê desta minha paz tão grande neste momento que dizem ser muito difícil para todas as mulheres. Beijão! Lylian

    ResponderExcluir
  8. Antes eu tinha uma TPM ferrada, era do tipo que xingava as pessoas, pensava em suicidio, jogava o despertador na parede e tudo! Depois que comecei a tomar anticoncepcional eu deixei de ter tudo, menstruação e TPM.

    Beijos - Hey Tutty!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas