Translate

Aromaterapia e suas aplicações


Aromaterapia
Olá tudo tranquilo?
Hoje resolvi falar um pouco sobre a Aromoterapia, faz parte de algumas técnicas que podemos usar  quando fazemos massagem, vamos conhecer um pouco?

Aromaterapia e suas aplicações
O termo aromaterapia foi introduzido por René Maurice Gatefossé na década de 1920 e teve seu desenvolvimento posteriormente por seus seguidores. Esta terapia se vale dos poderes dos óleos essenciais para predispor à prevenção, à cura e ao equilíbrio psicossomático.
A ação dos componentes dos óleos essenciais pode se dar por contato com a pele: penetração e conseqüente alcance da corrente sanguínea, ou por estimulação do sistema nervoso central pelo processo de transdução. Pode-se, portanto, dizer que são três os sistemas fundamentais para se processar a aromaterapia: circulatório, límbico e olfativo. As propriedades e indicações dos óleos essenciais são extremamente numerosas, e para assegurar o sucesso da terapia, é necessário o acompanhamento por profissional especialista e habilitado, já que hoje a tendência é a prescrição cada vez mais individualizada e adequada para cada pessoa, pois a aromaterapia visa, além de curar estados patológicos, promover e restaurar o equilíbrio mental e psicológico.
O termo aromaterapia foi introduzido por René Maurice de Gatefossé, químico francês, e começou a ser difundido em 1964. Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamento dos desequilíbrios, através dos aromas. É considerada medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa.
A aromaterapia vale-se dos poderes de cura do mundo das plantas, mas em vez de usar toda a planta ou parte dela, somente o óleo aromático é empregado. Essa substância aromática poderosa é encontrada em pequenas glândulas localizadas tanto nas partes mais externas quanto nas partes mais centrais das raízes, caule, folhas, flores ou frutos de uma planta. (Price, 1999).
Os principais métodos usados em aromaterapia são: a inalação, o banho aromático e a aplicação.
Os aromas constituem o nosso contato mais íntimo com a natureza e têm o poder de nos predispor ao sono, ao repouso, ao estado de alerta, à criatividade, à irritabilidade e à criação, dentre outros, pois o olfato é o mais antigo e talvez o mais desconhecido dentre os sentidos desenvolvidos pelo homem. (Corazza, 2002).
As substâncias odoríferas desprendem partículas que são carregadas pelo ar, e estimulam as células nervosas olfativas; tal estímulo é suficiente para desencadear outras reações, entre elas a ativação do sistema límbico, ou seja, da área cerebral responsável pela olfação, memória e emoção. Desta forma, têm-se os processos de cura da aromaterapia.
Há uma variedade de fatores que ajudam a determinar a eficácia do tratamento aromaterápico.
Dentre elas estão: a qualidade dos óleos essenciais, os métodos de aplicação, o conhecimento do aromaterapeuta, e as diversas precauções a serem tomadas.
Dentre a diversa gama de óleos essenciais, podemos citar: alecrim, artemísia, baunilha, bergamota camomila-dos-alemães, canela, citronela, eucalipto, gengibre, gerânio, hortelã, lavanda, patchuli, tea-tree e ylangue-ylangue, cada um com suas respectivas características e propriedades.
Patrícia Andrei
Aparecida Peres Del Comune


Agora você  já conhece um pouco sobre a aromoterapia em outra oportunidade trago algo mais sobre esse assunto ...

Gostou? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante!!

Abraços
Mynda

Comentários

  1. Olá My.

    Tudo bem, amiga?
    Gostei do artigo, acredito que terapias alternativas, tal como a aromaterapia, pode restituir o equilíbrio físico e mental.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    P. S. - Aproveito para te dizer que tem um selinho comemorativo pelos 200 seguidores, quer para o blog Espaço Equilíbrio, como o Mundi Nosso.

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2013/01/200-seguidores-e-amigos.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!